Ações para a juventude tiveram crescimento em 2019
Atualizado em 29/05/2020 - 10:37
CONEXAO JUVENTUDE ESPECIAL COM ZE FELIPE - 08-12-2019 - LUCAS CABRAL
Conexão Juventude especial número 50 reuniu cerca de 15 mil pessoas em dezembro e foi o ponto alto de um ano cheio de atrações para o público jovem em São José - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Mais de 80 mil pessoas, a maioria crianças e jovens dos 15 aos 29 anos, foram alcançadas em 2019 pelas ações da Assessoria de Programas para a Juventude. A principal delas, o Conexão Juventude, criado em março de 2017, completou 50 edições com uma superedição que levou 15 mil pessoas ao Centro da Juventude no último dia 8 de dezembro.

Também em dezembro o Conexão foi selecionado para concorrer ao prêmio Inovação em Políticas Públicas para a Juventude, do governo federal. O programa está sendo analisado no eixo “inovação em saúde, esporte e educação”. Em resultado preliminar, o Conexão já foi avaliado em primeiro lugar no Estado de São Paulo e também no Brasil, quando considerados os municípios com mais de 500 mil habitantes.

O ano de 2019 foi repleto de atividades para o público jovem. Além do Conexão Juventude e Conexão Juventude e Ação, foram realizados os seguintes programas e ações: Cidade Cidadã, Festival de Pipas, Inova Jovem, Inspirando São José, programa AJA e Quinta da Juventude.

As Políticas Públicas para a Juventude no município são de responsabilidade da Assessoria de Programas para a Juventude, órgão da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Veja, a seguir, como foi o trabalho da Assessoria para a Juventude em 2019.

Conexão Juventude

Criado em março de 2017, o programa realizou sua edição de número 50 no último dia 8 de dezembro. Foi uma edição especial que teve como atração principal o cantor sertanejo Zé Felipe. Cerca de 15 mil pessoas estiveram no Centro da Juventude naquele domingo durante as cinco horas de atividades.

Nessas 50 edições, o Conexão Juventude já atendeu mais de 130 mil pessoas. Somente nas 17 edições deste ano, o público estimado chegou a 68 mil pessoas, com 50.053 atendimentos realizados nos diversos serviços e oficinas do programa.

O Conexão é sucesso de público e também de crítica. Pesquisa realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento) apontou que 99,27% dos participantes avaliaram o programa como ótimo e bom.

O programa leva políticas públicas de saúde, esporte e educação para toda a cidade, atingindo pessoas de todas as idades, porém com várias atrações de lazer e cultura para o público jovem. Entre as atrações estão shows musicais ao vivo, apresentações de danças urbanas e batalhas de MCs.

Brinquedos infláveis, rua de lazer e distribuição de pipoca e algodão doce fazem a alegria das crianças. Além disso, são prestados serviços como corte de cabelo, design de sobrancelha, orientação sobre estágios, dicas de saúde, entre outros.

Uma inovação neste ano foi o projeto Saúde Mais com Você, implantado pela Secretaria de Saúde e levado às edições especiais do Conexão Juventude de 28 de julho e 8 de dezembro.

As ações consistiram na prestação de orientações e distribuição de material educativo sobre programas de prevenção da saúde da mulher, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Outro foco do Saúde Mais é o incentivo à atividade física como estratégia, prevenção e promoção da saúde coletiva.

No Conexão de dezembro, uma equipe do programa de saúde bucal Ação Sorriso, lançado no último dia 28 de novembro no distrito de São Francisco Xavier, esteve no local promovendo ação coletiva de escovação dental.

O time da saúde no Conexão foi completado com técnicos do programa IST/Aids, que levaram orientações sobre prevenção, e por agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) falando sobre a campanha de prevenção à dengue e demais arboviroses.

O Conexão Juventude foi instituído como programa oficial do município no ano passado, por meio da lei nº 9.990/2019. Isto significa que ele se tornou um programa permanente.

Conexão Ação

Imagine um Conexão com ainda mais prestação de serviços. Assim é o Conexão Juventude e Ação.

Esta versão do programa é realizada quatro vezes por ano, com atividades como avaliação física, confecção de carteiras de trabalho, inscrição para cursos do programa Qualifica, informações sobre seguro desemprego, orientações sobre saúde, atendimento do Procon, informações gerais sobre habitação por meio do programa Casa Joseense, oficina de HQ e cadastramento de candidatos a vagas de estágio no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

O último Conexão Juventude e Ação do ano foi realizado no dia 20 de outubro, no Parque Ecológico Santa Inês, na região leste.

Cidade Cidadã

Considerado a maior inovação de 2019 na área de Políticas Públicas para a Juventude, o programa Cidade Cidadã foi um grande sucesso, reunindo estudantes da rede estadual de ensino de São José dos Campos. A atividade foi criada para levar informação e serviços úteis para jovens que estão cursando o ensino médio. Cerca de 2.700 pessoas foram alcançadas.

Em 2019, o Cidade Cidadã foi realizado em quatro escolas do município, desde junho até novembro. Foram atendidas as escolas Lourdes Maria de Camargo, no Jardim Imperial (região sul); Yoshiya Takaoka, na Vila Paiva (região norte), Valmar Lourenço Santiago, no Campos de São José (região leste) e Estevam Ferri (região central).

O Cidade Cidadã teve três módulos distintos. O de serviços levou o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) até as escolas, fornecendo carteiras de trabalho para os estudantes interessados; o Ciee cadastrou interessados em estágios e no programa Jovem Aprendiz; e a startup joseense Jobis divulgou seu serviço gratuito de perfis para vagas de emprego.

O segundo módulo constou de um bate-papo sobre temas atuais. Equipes da Prefeitura e de instituições convidadas levaram às escolas assuntos relacionados à juventude, como drogas, suicídio, segurança no trânsito, consciência digital e gravidez precoce, entre outros.

No terceiro módulo, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) levou professores e estudantes das quatro escolas para conhecer a estrutura do instituto e, a partir daí, elaborar o georreferenciamento dos equipamentos públicos existentes no entorno de suas unidades. Com as imagens de satélite de sua região, os estudantes escolheram as demandas prioritárias de novos equipamentos públicos para a comunidade.

No dia 18 de novembro, os grupos de estudantes das quatro escolas participaram do encerramento do programa. A atividade foi realizada na Câmara Municipal. Eles apresentaram um mapa com a localização e condições de uso dos equipamentos públicos localizados em um raio de aproximadamente dois quilômetros de suas escolas.

No mesmo trabalho, sugeriram novos equipamentos visando a melhoria da qualidade de vida em suas regiões. O resultado foi apresentado à Prefeitura e aos vereadores do município no evento que teve participação de pais, professores, coordenadores e diretores das escolas.

O Programa Cidade Cidadã foi uma realização da Prefeitura de São José dos Campos com base legal no Estatuto da Juventude, sendo implantado em parceria com a Diretoria de Ensino da região.

Festival de Pipas

Pelo terceiro ano consecutivo, a Assessoria de Programas para a Juventude realizou uma ação para atender quem tem mania de soltar pipa, ou quer aprender.

Em 2019, o 3º Festival de Pipas teve edições nos seguintes bairros: Eugênio de Melo, Jardim Cerejeiras e Campos de São José (região leste), Campo dos Alemães (sul), Altos de Santana (norte) e Pinheirinho dos Palmares (sudeste). Todas aconteceram no mês de julho, aproveitando o período de férias escolares. Mais de 1.200 crianças e jovens foram alcançados.

Além de espaço para soltar pipas, os participantes podiam aprender a fazê-las em uma oficina montada nos locais. Uma equipe da GCM (Guarda Civil Municipal) também participou do festival distribuindo material informativo, dando orientações técnicas sobre os cuidados na prática de empinar pipa e conscientizando as crianças sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena.

A GCM levou ao local o cenário e os bonecos do programa Anjos da Guarda, que ensina por meio de um teatro de fantoches.

Inova Jovem

No dia 5 de junho, 50 estudantes passaram a ter acesso à plataforma de um curso sobre empreendedorismo promovido pela Prefeitura de São José dos Campos. Realizada na modalidade EAD (ensino à distância), a atividade foi destinada a jovens entre 15 e 29 anos e fez parte do programa Inova Jovem, da Secretaria Nacional da Juventude.

As inscrições foram feitas pelo programa Qualifica São José e a procura foi grande, com mais de 300 interessados. No dia 29 de maio, foi realizada a única reunião presencial prevista na atividade.

O Inova Jovem é um programa nacional voltado ao público dessa faixa etária que sonha em mudar de vida por meio do empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio.

Inspirando São José

A noite de 18 de setembro foi inesquecível para a maioria dos jovens que praticamente lotaram o Teatro Municipal, na região central, para ver e ouvir o ex-nadador Gustavo Borges, ganhador de quatro medalhas olímpicas.

Muitos professores de educação física e de outras disciplinas também estiveram presentes. Por isso, a palestra intitulada Atitude de Campeão caiu sob medida para o público.

A vinda de Gustavo Borges marcou a retomada do programa Inspirando São José, que foi criado em 2017 pela Assessoria de Programas para a Juventude, teve duas edições e agora voltou com força total. O programa tem como objetivo levar inspiração e motivação para o público jovem com temas como superação, valorização, empreendedorismo, protagonismo, liderança, entre outros.

Programa AJA

No dia 14 de setembro foi realizada, no auditório do Centro da Juventude, na região sul, a primeira edição do AJA (Ação Jovem Acessível), programa destinado ao público PCD (Pessoa com Deficiência), especialmente jovens entre 15 e 29 anos.

Criada pela Assessoria de Programas para a Juventude, a atividade visa gerar a inclusão na sociedade de pessoas com deficiência, oferecendo a elas oportunidades iguais de acesso à informação, cultura e serviços.

Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que 12,5 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência para enxergar, ouvir e caminhar, além de deficiência mental ou intelectual. Isto significa um contingente em torno de 6,7% da população.

A primeira edição constou de palestra de Fabiana Moraes, que contou sua experiência de vida após suspeita de esclerose múltipla. Em seguida, o público curtiu as apresentações dos grupos de dança UrbanMix e de hip hop Zona Sul MC’s, além do cantor e compositor Lu Ferreira.

Quinta da Juventude

Uma atividade cultural diversificada, o programa Quinta da Juventude reúne o público em um local agradável, ao ar livre, dentro do Centro da Juventude, na região sul, para curtir música e outras manifestações culturais. Em 2019, estima-se que 5.270 pessoas participaram dos encontros às quintas-feiras e também de algumas edições especiais em outros dias da semana.

Entre as atrações destacaram-se grupos musicais Luahu e Canaviá (forró), o cantor Davi Oliveira (rock) e a Dj Ludmilla (k-pop). Também foram realizados encontros de MCs, com suas batalhas de rimas.

 

Públicos em 2019

Conexão Juventude / Ação Juventude – 68.163

Cidade Cidadã – 2.693

Festival de Pipas – 1.250

Inspirando São José – 500

Inova Jovem – 300 inscritos, 50 vagas


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×