São José integra construção de plano para a Bacia do Paraíba
Atualizado em 29/05/2020 - 10:39
Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social  Local  Casa do Café 17/02/2020
Poder público e sociedade civil integram diálogos para construção de um plano de educação e mobilização para a Bacia do Paraíba - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Serimbura, Alambari, Pararangaba, Lavapés, Senhorinha, Jaguari, Peixe, Ribeirão das Couves...relembrando os muitos nomes de córregos e rios afluentes do Rio Paraíba do Sul, foram abertos os trabalhos do Encontro para diagnóstico e construção do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul para o Vale do Paraíba, realizado nesta manhã em São José dos Campos.

O evento, que faz parte de um ciclo de encontros regionais promovido pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), tem o objetivo de reunir atores sociais para o compartilhamento de experiências e expectativas em relação à educação ambiental na Bacia do Paraíba. O resultado servirá de base para a elaboração de um Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS).

Em uma dinâmica, os participantes simularam a calha do Paraíba e os muitos desafios que o rio encontra neste trajeto ao passar por diversas “mãos”, simbolizando a importância de cooperação entre os municípios que compõem a Bacia e das ações que, somadas, integram o todo.

A plataforma Águas do Parahyba foi apresentada durante o evento. A ferramenta está sendo utilizada para levantamento de dados de forma interativa com a comunidade, que pode opinar, sugerir e estabelecer as prioridades que julgar importantes. Em seguida, os participantes puderam se alternar em mesas de discussão para conversar e trocar experiências sobre as percepções da educação ambiental local e o cenário desejado.

“Temos aqui diversos representantes da sociedade civil e do poder público municipal e estadual envolvidos com educação ambiental dando sua contribuição, seu modo de pensar a educação ambiental, e isso é muito rico. A cidade nos acolheu muito bem e temos aqui uma representatividade muito boa pois os atores são muito engajados”, disse Duva Leonardo Steck Brunelli, coordenador da Câmara Técnica de educação ambiental do Comitê de Bacias.

“Educação Ambiental é, antes de mais nada, diálogo. E a ideia desse evento é a gente dialogar com as pessoas, principalmente aquelas que já fazem educação ambiental, o poder público, as ONGs e universidades para elaborar um plano que esteja mais próximo das pessoas que irão executá-lo. A questão cultural é outro fator interessante, pois o Vale do Paraíba tem uma identidade forte com o rio, as pessoas daqui se identificam como sendo do Vale do Paraíba”, afirmou a coordenadora dos trabalhos, Amely I. Fauser, do Instituto  H&H Fauser.

A especialista também elogiou a mobilização da cidade para o encontro. “São José conseguir mobilizar vários setores da Prefeitura, representantes de São Francisco Xavier e essa participação nos ajudará a fazer o melhor diagnóstico possível”, concluiu.

Maria Régia Araújo Pereira, interlocutora de educação ambiental da Diretoria de Ensino de São José dos Campos, também falou sobre a relevância do encontro. “Esse evento é fundamental pois a Educação ambiental deve fazer parte do dia a dia de todo cidadão, de todo ser humano e isso começa na escola, mas não pode ser de uma forma pontual. Nada mais interessante para um educador que a gente se debruçar alguns momentos para planejar como a gente deve ser organizar, sensibilizar e fazer o melhor para o nosso rio. Saio daqui com muitas perspectivas para fazermos um excelente trabalho”, afirmou.

O professor educador Luciano Machado, da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que realiza programas pioneiros como o de Revitalização de Nascentes e Educomunicação, foi um dos representantes da Prefeitura no evento.  

“O plano de educação ambiental pode favorecer uma melhor compreensão da importância do recurso hídrico e das ações para tratar desse tema nos municípios e também o território da Bacia. Vivenciar esse processo é interessante, pois os atores sociais podem se conhecer, saber das ações que estão sendo desenvolvidas, olhando as boas experiências e também as carências. O tema recursos hídricos é disparador para todos os outros temas de educação ambiental”, disse.

PEAMS

O PEAMS é uma iniciativa do Comitê de Bacias, com financiamento do Fehidro, e tem por objetivo ser referência para articulação e construção das Políticas voltadas para recursos hídricos e enfrentamento dos problemas socioambientais do território, compreendendo os 34 municípios da porção paulista da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. Visa, ainda, fomentar as ações de Educação Ambiental na região por meio da Câmara Técnica do CBH-PS e outros órgãos públicos e privados.

O ciclo de encontros está percorrendo os municípios do Vale do Paraíba e já passou pelas cidades de Paraibuna, Guararema, São Luiz do Paraitinga, Cachoeira Paulista e São José do Barreiro. Após São José dos Campos o encontro será realizado em Taubaté no dia 19. 

Estão previstas outras etapas regionais para formulação de propostas a partir da conclusão do diagnóstico.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×