Prefeitura passa a entregar dietas e fórmulas infantis em casa
Atualizado em 12/08/2020 - 14:39
Ubs Resolve Campos de São José. 28-03-2018
As famílias cadastradas não vão mais precisar retirar as dietas e fórmula infantis nas unidades básicas de saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Cerca de 500 pacientes atendidos pela rede pública de saúde de São José dos Campos, sobretudo crianças e idosos, passarão a receber dietas e fórmulas infantis em casa. Com isso, as famílias cadastradas não vão mais precisar retirá-las nas unidades básicas de saúde.

O novo modelo de dispensação começa até o final deste mês e vai abranger todas as regiões da cidade. O investimento da Prefeitura será de R$ 6 mil por mês com a contratação do serviço de entrega.

O modelo é semelhante ao da distribuição de fraldas para idosos e pacientes cadastrados pelo programa de atendimento domiciliar, que foi implantado em 2017 pela Prefeitura e atualmente beneficia 1.160 pessoas.

A Secretaria de Saúde está adequando a logística para conseguir atender os pacientes de forma regionalizada. De 1 a 10 de cada mês serão atendidos os moradores da região sul; de 11 a 20 os das regiões norte e centro e de 21 a 30 os da região leste.

O público-alvo são munícipes residentes em São José dos Campos, com processos abertos para atendimento e devidamente regulados pelo DRC (Departamento de Regulação e Controle).

A mudança no procedimento de entrega é um grande ganho para pacientes e seus familiares, pois elimina a burocracia e evita deslocamentos e gastos com transporte até a unidade.

A empresa contratada para realização do serviço fará a retirada das dietas diretamente no almoxarifado da Prefeitura. A entrega na casa dos pacientes seguirá uma listagem com nome e endereço fornecida pela Secretaria de Saúde.

A empresa contratada é a WMR Transportes Ltda ME. A prestação de serviços inclui a disponibilização de motorista, ajudante, carregamento, transporte e entrega das dietas, equipamentos, frascos e outros insumos em domicílios. Os serviços serão prestados de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h ou eventualmente em finais de semana ou feriados, conforme a necessidade.