Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Responsável pela oferta de serviços de proteção social básica nos bairros Campos de São José, bairro do Serrote, Cajuru, Pousada do Vale, Jardim Helena, Jardim Mariana 1, Jardim Mariana 2, Jardim Santa Cecília 1, Jardim Santa Cecília 2, Recanto do Vale, Residencial Monterrey e Ressaca, o Cras Mariana 2 completou, nesta semana, um ano de funcionamento. Ao longo desde período, 4.000 pessoas foram atendidas na unidade.
Palestras, oficinas e serviços socioassistenciais integram a rotina das 11 unidades do Cras espalhadas pela cidade. E, no Cras Mariana 2, estas atividades mudaram o dia a dia da dona de casa Elaine Cristina Carvalho, 45 anos.
Ela conta que começou a participar das atividades no 2º dia de funcionamento. “Faço artesanato, participo com meus filhos dos eventos para as crianças, passeios e tudo mais.” Mas, para ela, o maior benefício foi a oportunidade de trocar experiências com outras pessoas nas rodas de conversa, palestras e oficinas. “Fiz amizades e convivendo outras pessoas aprendi a lidar melhor com meus problemas”, completou.
Sobre o atendimento no Cras, Elaine não economizou elogios. “Eles são maravilhosos. Tratam a gente com amor, respeito. Somos uma família.”
A unidade conta com um espaço de 686m², salas diversas, Espaço Ponto Com, cozinha, quatro banheiros, sendo todos adaptados e espaço de convivência para a família.
Reciprocidade
A educadora social e pedagoga Fabiani Nunes, de 41 anos, conta que a experiência de trabalhar no Cras é recompensadora.
“Nunca tinha trabalhado na assistência social e esse ano aqui superou minhas expectativas. Às vezes, eles chegam com medo, inseguros. É muito gratificante ajudá-los a recuperar a autoestima, confiança.”
Para ela, essa convivência também tem sido uma troca. “A comunidade nos acolheu, gostam da gente, do nosso trabalho e isso também é muito importante para nós, enquanto pessoas e profissionais.”
Cras
O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) é uma unidade da assistência social responsável pelo atendimento às famílias, servindo como porta de entrada para os serviços, benefícios e programas da assistência social no município. Busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais, por meio de oficinas, atendimentos e acompanhamentos sociais, além de atividades com famílias para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Público-alvo
- Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social
- Beneficiários do programa Bolsa Família
- Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Famílias atendidas pelo Programa Viva Leite
Funcionamento
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
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