Blitze em evento aprovam 95,8% de motoristas em bafômetro
Atualizado em 23/09/2019 - 18:22
Blitz Lei Seca Pré-Carnaval
Operação em evento teve 95,8% dos motoristas aprovados no bafômetro - Foto: Divulgação

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

O trabalho conjunto realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e as forças de segurança nos dois últimos fins de semana em um evento musical na região oeste da cidade, resultou em mais de 95,8% dos motoristas sendo aprovados nos testes do bafômetro. As operações educativas e de fiscalização, por meio das blitzes da Lei Seca, aconteceram nos dias 13, 14, 20 e 21 deste mês.

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), nos quatro dias de evento, foram realizados 3.055 testes de alcoolemia e apenas 129 condutores foram autuados. Além da PRF, as operações envolveram as secretarias municipais de Mobilidade Urbana e de Proteção ao Cidadão, PM (Polícia Militar), Polícia Civil, Detran, Delegacia Seccional e CCR Nova Dutra.

Além de garantir a fluidez no trânsito em toda a região do evento, um dos objetivos das operações foi inibir justamente a ingestão de bebida alcóolica por motoristas que estiverem no evento, reduzindo, assim, o número de acidentes pelas ruas da cidade e na Rodovia Presidente Dutra.
Esta meta também foi alcançada, já que não foi registrado nenhum acidente de trânsito no entorno do evento nos quatro dias de shows.

Ao todo, mais de 4.166 pessoas e 3.397 veículos foram fiscalizados nas operações nos dois dias de evento, com um total de 254 autos de infração lavrados, com o recolhimento de 125 CNH (Carteira Nacional de Habilitação), 20 CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e 7 veículos apreendidos, além de três prisões.

Além das blitzes, a operação de trânsito montada permitiu a circulação organizada de veículos que estiveram em serviço de aplicativos de transporte e taxistas. Em cada dia do evento, a Prefeitura foi representada por 20 agentes da mobilidade, equipe de educação para o trânsito, fiscais de posturas e guardas civis municipais.