Empresas adotam áreas públicas do programa Nossa Praça
Atualizado em 13/09/2019 - 10:21
PRAÇA PEDRO AMERICO JARDIM MARINGA - 11-09-2019 - LUCAS CABRAL
A praça Pedro Américo, no Jardim Maringá, é um das áreas adotadas por meio do programa Nossa Praça - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura fechou novas parcerias com quatro empresas de São José dos Campos para a adoção de áreas públicas dentro do programa Nossa Praça. Foram adotados seis espaços públicos, entre praças, canteiros centrais e áreas verdes localizados em bairros da região central.

Ao aderir ao programa, a empresa adotante passa a fazer a conservação da área pública, realizando serviços de limpeza, plantio de mudas, capina, poda e irrigação da vegetação, além de pintura e reparos em equipamentos. A contrapartida para o adotante é a divulgação da marca da empresa em placas padronizadas fixadas na área adotada. A poda de árvores e a manutenção da iluminação pública continuam sendo realizadas pela Prefeitura.

A cooperativa de crédito Sicoob Cressem adotou uma área verde no final da avenida Pedro Álvares Cabral, no Jardim Paulista, e a praça Tenente Deodato, no início da avenida Nélson D’Ávila. A clínica Rotela Serviços de Saúde adotou a praça Pedro Américo, no Jardim Maringá, e um trecho do canteiro central da avenida dos Astronautas. O canteiro da rua Francisco Ricci, na Vila Ema, foi adotado pela corretora de seguros Correia Lima. Outra empresa parceira é a J Centro Automotivo que adotou um conjunto de três áreas verdes no final da avenida Santos Dumont, no Jardim Paulista.

O programa Nossa Praça (Lei Municipal 5.098/97) tem atualmente 49 áreas adotadas. Em setembro de 2018, a Prefeitura criou novas regras (Decreto 17.964), incluindo parques e poliesportivos.

As áreas também podem ser adotadas por pessoas físicas que, de forma espontânea, querem contribuir com a cidade e exercer a cidadania.

A nova legislação também permite que os adotantes proponham projetos inovadores para os espaços públicos sob a responsabilidade deles. Atualmente, existem cerca de 250 áreas para adoção.

Para adotar

As informações sobre como participar do programa estão disponíveis no site da Prefeitura, na página Nossa Praça. As empresas ou pessoas físicas podem acessar o requerimento padrão de abertura de processo, consultar mapa georeferenciado da cidade e conferir a lista de documentos necessários.

O requerimento padrão também está disponível no Pref Book e no Protocolo do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (entrega de senha até 16h30).

Todas as propostas de adoção passam pela análise de uma Comissão de Gerenciamento. A gestão do programa é feita pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Agendamento de Visita

O programa Nossa Praça oferece serviço de visita a empresas com intuito de prestar informações e orientações ao interessado em adotar áreas públicas. Basta ligar (12) 3945-9505 e agendar uma visita.