Prefeitura investe em viatura e tablet para agentes da mobilidade
Atualizado em 26/10/2019 - 15:33
Novas Viaturas da Mobilidade 24 10 2019
Agentes da mobilidade têm estrutura modernizada com viaturas e tablets - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos entregou, nesta quinta-feira (24), as novas viaturas para a frota dos agentes da mobilidade. Ao todo, 17 veículos zero quilômetro chegam para dar mais qualidade e conforto ao trabalho dos servidores.

As novas viaturas garantem um deslocamento com segurança e conforto aos agentes para a realização das operações que dão fluidez ao trânsito, da fiscalização, ações educativas e apoio às ocorrências de trânsito. Além disso, os veículos vêm com uma nova identidade visual, caracterizada pela operação.

Os agentes realizam uma média mensal de 379 atendimentos a ocorrências na cidade. A agente da mobilidade Tatiane Sampaio está feliz com a estrutura oferecida aos agentes e acredita que as novas viaturas darão maior visibilidade ao trabalho.

“As viaturas ficaram com um ótimo layout. Todas as pessoas conseguirão ver o agente na rua e ver o nosso trabalho”, disse.

Além das viaturas, a Prefeitura também disponibilizou aos agentes um tablet, que irá informatizar as ocorrências e permitir uma resposta mais rápida à população. Com o equipamento, os agentes irão receber as ocorrências em tempo real diretamente do DCO (Divisão de Controle Operacional), que fica no COI (Centro de Operações Integradas).

“O tablet ajuda na questão da tecnologia. As ocorrências chegam na hora para o agente. Então, é muito mais fácil para o DCO, por exemplo, saber o que está acontecendo na rua”, afirmou a agente Tatiane.

Quando o munícipe fizer algum pedido pelo 156, por exemplo, relacionado ao trânsito, a solicitação será direcionada diretamente ao agente que está na rua em operação.

“Ficará muito mais rápido e fácil a resposta para o munícipe”, completou Tatiane.

Em julho deste ano, a Prefeitura também entregou os novos uniformes aos agentes da mobilidade, adequando aos novos padrões internacionais proporcionando mais segurança e efetividade nas operações.

Estrutura

Atualmente, o município conta com cerca de 100 agentes da mobilidade, que se dividem em quatro turnos de trabalho, e atuam nos sete dias da semana, nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização do trânsito e transporte, respaldados pelos investimentos em inovação e tecnologia para a atuação.

O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão prezando pela fluidez e segurança no trânsito, a proteção ao pedestre e ao cuidado com a cidade. Os agentes contam com uma estrutura de 17 viaturas, 22 motos, 2 carros de passeio, 2 kombis, 2 guinchos Mão na Roda, uma van, um caminhão carroceria e um caminhão baú.

Prefeitura unifica equipes e melhora serviços

A atual Administração unificou as equipes de agentes de trânsito e fiscais do transporte público, tornando-os agentes da mobilidade. A novidade tem foco no compartilhamento de recursos, um dos pilares do governo.