Startup São José é inaugurada na Casa do Café
Atualizado em 17/10/2019 - 09:30
A antiga Casa do Café no Parque da Cidade passa a sediar o Programa Startup São José. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-10-2019
O empresário Emanuel Fonseca é um dos primeiros a ingressar no novo centro de inovação e está confiantes no êxito da iniciativa - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

“Hoje temos na cidade mais um grande fator de consolidação do ‘Parayba Valey’." Essa frase resume bem o evento de inauguração da Startup São José na manhã desta sexta-feira (16). Os discursos, sempre nessa linha, faziam referência à grande expansão de novas startups que estão se desenvolvendo em vários núcleos da cidade. O novo centro de inovação está instalado no antigo prédio da Casa do Café, no Parque da Cidade.

Durante o evento, estiveram presentes cerca de 200 pessoas, entre dirigentes públicos e privados, representantes de startups já em desenvolvimento, entre outras.

O conceito de “Parayba Valey” tem sido uma discussão constante nos últimos anos de gestores públicos e privados de São José dos Campos, envolvidos com desenvolvimento tecnológico. O objetivo é tornar a cidade, e a região por consequência, em um grande núcleo de inovação, a exemplo do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

A Startup São José vai iniciar suas atividades com aproximadamente 10 empresários. Eles vão ocupar as instalações para desenvolvimento em TI (tecnologia da informação) e, ainda, outras propostas com foco em moda, vídeo games, artesanato, entre outras tendências.

“Achamos uma ótima oportunidade participar deste empreendimento da Prefeitura e acreditamos que vamos avançar muito, principalmente na integração com outras startups que também se instalarão aqui”, afirmou, confiante, o empresário Emanuel Fonseca, da Flip Flop, startup da área de desenvolvimento de software, games e hardwere.

Integração tecnológica

Para os gestores da Startup São José, este novo centro de inovação não visa competir com outros já existentes na cidade, mas sim ser mais uma opção integração. A proposta é de uma atuação conjunta com instituições de renome como o DCTA, o Parque Tecnológico da Univap, o Parque Tecnológico de São José dos Campos (vinculado à Prefeitura), ITA, Fatec, Unifesp e da Unesp, além das empresas que investem consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento.

As startups são escolhidas com base no respectivo edital, o qual ainda continua aberto a mais interessados no site da Prefeitura. O objetivo da Prefeitura com o empreendimento é permitir que os técnicos que tenham potencial, usufruam dos recursos disponibilizados.

Infraestrutura

A Prefeitura investiu cerca de R$ 400 mil na reforma da Casa do Café, O valor envolve a reforma do prédio, aquisição de novo mobiliário e sistema de informática. A área do imóvel tem cerca de 1.000 m².

A obra de reforma foi realizada pela Urbam (Urbanizadora Municipal S/A), empresa vinculada à Prefeitura. A reforma foi realiza com autorização do Compahac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico).

Apartamentos

Para acolher os dirigentes de startups que vêm de outras cidades, a Prefeitura colocará à disposição oito apartamentos para cerca de 40 pessoas. Os imóveis estão sendo reformados e ficam em uma das torres dos edifícios da Argon, que foram recentemente leiloados pela Prefeitura. Como parte do edital do leilão, a Prefeitura ficou com oito apartamentos.

www.sjc.sp.gov.br/side