Modelo Lean traz resultados que impactam no atendimento
Atualizado em 20/11/2019 - 17:48
Lean Day no CEFE  20 11 2019
Durante o Lean Day foram apresentados os projetos que impactam na melhoria do atendimento da população - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O modelo de gestão Lean (“mentalidade enxuta”) já começa a apresentar os primeiros resultados que impactam diretamente na melhora do atendimento oferecido à população nos equipamentos da rede pública de saúde de São José dos Campos.

Em unidades de pronto atendimento, como o Hospital Municipal e o Hospital de Clínicas Sul, a implantação do sistema trouxe redução no tempo de espera de atendimento dos pacientes, novos fluxos, redução de custos com materiais e até diminuição da taxa de mortalidade por sepse, que resultou em 180 vidas salvas de janeiro a setembro de 2019.

Na atenção básica e secundária, uma das novidades foi a implantação do “round” diário, onde a gerência das unidades compartilha, de forma rápida e objetiva, logo nas primeiras horas da manhã, os problemas que possam enfrentar durante o dia, evitando o impacto negativo no atendimento aos usuários.

O modelo também trouxe melhorias na logística de medicação e otimização do fluxo para identificação dos pacientes com câncer de próstata, que possibilitou a redução do tempo de diagnóstico e tratamento.

Alguns dos exemplos deste novo modelo de gestão implantado na rede de saúde foram apresentados nesta quarta-feira (20) no Lean Day, para autoridades, prestadores de serviços e parceiros da Prefeitura. O evento ocorreu no teatro do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.

O sistema Lean foi implantado pela Fundação Toyota e visa a padronização e organização dos processos de uma instituição, por meio da adoção de procedimentos mais simples, com o objetivo de minimizar desperdícios de tempo e de recursos financeiros e humanos, em busca da potencialização dos resultados.

Na rede pública, a primeira experiência com o modelo Lean começou há dois anos no Hospital Municipal, com apoio do Instituto Lean Brasil e do Instituto de Oncologia do Vale do Paraíba (IOV).

O modelo começou a ser estendido para a rede de saúde do município em dezembro de 2018.