Prefeitura leva mais uma ação educativa de trânsito para as escolas
Ação é em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta sexta-feira (8), na Emef Waldemar Ramos, no Vista Verde, região leste da cidade, mais uma ação educativa de trânsito. Desta vez, a atividade é em parceria com a PRE (Polícia Rodoviária Estadual), responsável pelo projeto Rodovia SP Mirim.

A ação é iniciada na sala de aula, onde agentes da mobilidade e policiais rodoviários estaduais conversam com os alunos sobre os conhecimentos básicos da legislação de trânsito. Na sequência, é montado um mini-circuito na escola, onde as crianças circulam de bicicleta e colocam em prática o que aprenderam.

O objetivo do projeto é ensinar crianças da rede pública e particular de ensino, com idade entre 4 e 10 anos, para que elas sejam multiplicadoras desses conhecimentos para um trânsito mais consciente e seguro.

As próximas edições do projeto Rodovia SP Mirim irão acontecer no dia 12 de novembro, na Emef Mariana Teixeira, na região norte, no dia 18de novembro, na Emef Palmyra Santana, na região leste e no dia 22 de novembro na EE Olímpio Catão, no Centro.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, tem investido em ações educativas, como o programa Sinal de Gentileza, o Projeto Party, atividades diárias nas principais vias da cidade, além de palestras em empresas, Casas do Idoso, escolas – do ensino infantil ao ensino médio – e universidades.