Troca de experiência marca visita da Fundhas à Casa do Idoso
Atualizado em 07/11/2019 - 18:36
VISITA ALUNOS FUNDHAS CASA DO IDOSO LESTE - 07-11-2019 - LUCAS CABRAL
Grupo de crianças e adolescentes passou a tarde com idosos para visita e troca de experiências - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

Quando Ingrid Ferreira dos Santos, 14 anos, nasceu, dona Inhandejara Poran, moradora da Vila Industrial, tinha 63 anos e já gostava de poesia. Nesta quinta-feira (7), o gosto em comum das duas foi compartilhado com idosos e alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) durante atividade na Casa do Idoso Leste (Vista Verde).

As visitas à Casa do Idoso tiveram início neste semestre para proporcionar aos atendidos pela Fundhas vivências baseadas no respeito, reconhecimento da sabedoria e importância de pessoas mais velhas e o bom convívio entre as gerações. O evento desta quinta-feira começou com poemas declarados por Ingrid e dona Inhandejara e seguiu com música, interação, bate-papo e afeto entre os presentes.

“Aqui, somos tratados com carinho e cuidado. Fazemos amizade e considero como uma família, todos somos irmãos. É importante receber a criançada aqui, ficamos alegres com a visita e eles também podem aprender conosco”, disse a senhora.

“Conseguimos interagir e ouvir vivências diferentes, é emocionante. Para mim, fica o aprendizado de carinho e respeito com quem é mais experiente, vale muito a pena”, afirmou Ingrid.

Segundo a educadora do eixo de Saúde e Promoção da Cidadania, Maria de Fátima Barros, que acompanha os alunos, o projeto teve início com uma sensibilização dos próprios estudantes, seguida das visitas mensais, e faz parte do trabalho realizado durante todo o ano por meio do programa Lions Quest.

O programa conta com oficinas que buscam o desenvolvimento da inteligência emocional de crianças e adolescentes e acontece em todas as Unidades da Instituição que trabalham com o atendimento dos 6 aos 14 anos de idade.

Em dezembro, o grupo irá realizar a última visita do projeto, que terá troca de cartões de Natal para celebrar o encerramento do ano.

Bons sentimentos

Orlando Moraes Mello, 73 anos, também aprova a atividade intergeracional na Casa do Idoso, lugar que frequenta há cerca de dois anos e onde “aprende coisas novas, faz muitas amizades e se diverte”.

“Essas visitas são muito boas, agradeço vocês por virem”, disse.

Nubia Talita Fernandes dos Santos, 13 anos, foi pela segunda vez ao local e se emocionou. “A gente chega aqui e percebe que eles gostam, sente o carinho deles e se emociona”, disse.

Formação integral e desenvolvimento

O programa Lions Quest enriquece a proposta socioeducativa da Fundhas por meio de reflexões, debates e atividades didáticas que auxiliam na formação integral, emancipação social e desenvolvimento de inteligência emocional para a vida.

Aprender a lidar com as emoções, conviver em grupo, respeitar as diferenças e fazer boas escolhas para a vida são alguns dos aprendizados oferecidos às crianças e adolescentes de todas as Unidades que atendem alunos de 6 a 14 anos no município.

Realizando sonhos

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.