São Francisco Xavier tem a ‘receita’ para agradar a moradores e visitantes
Atualizado em 05/03/2019 - 09:54
Carnaval em São Francisco Xavier, com a apresentação da Orquestra Possível. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 03-03-2019
A praça principal de São Francisco Xavier ficou tomada pela animação de moradores e visitantes ao som do grupo Orquestra Possível - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Governança

O distrito de São Francisco Xavier, na região norte, está se transformando em um espaço importante do Carnaval de São José dos Campos. No domingo (3), entre 18h e 21h30, cerca de 800 pessoas se concentraram na praça Cônego Antônio Manzi durante a apresentação do grupo Orquestra Possível, formado por músicos do distrito.

O clima de Carnaval já estava instalado desde o início da tarde, quando o som eletrônico de uma Dj animou a matinê. Ao mesmo tempo, havia fila para receber desenhos artísticos de temas variados, criados nas mãos ou no rosto dos pequenos.

Enquanto a folia acontecia na praça, cerca de 40 integrantes da bateria da escola de samba Acadêmicos do Satélite se apresentavam na rua principal de São Francisco. A escola ajudou a levar animação ao Carnaval para visitantes e moradores.

Cor local

Com formação variando entre 17 e 21 integrantes, a Orquestra Possível se apresentou com o orgulho de animar o Carnaval do lugar onde ela surgiu. Segundo Daniel Gonçalves, 27 anos, a banda foi formada em 2014, a partir de um núcleo de estudo musical criado pelo regente André Braga.

“Temos três formatos de apresentação, um concerto de música popular brasileira, um show de axé e funk e um show de Carnaval, que é o que estamos fazendo hoje”, explicou Daniel.

Ele ressaltou a importância de a programação de Carnaval da Prefeitura apoiar artistas e a cultura da cidade. “Gostei da programação, tem atrações para todo mundo, além de reforçar a tradição do [bloco] Pirô e promover a interação da população com os bonecões”, elogiou o músico.

Alegria geral

A marca do Carnaval de São Francisco Xavier é a convivência harmoniosa da população local com os milhares de visitantes de outros bairros de São José, outras cidades da região e de locais mais distantes, como São Paulo e Campinas.

O casal Aline Paloma, 32 anos, e César, passa todos os Carnavais no distrito porque a mãe de César mora no local. Eles aproveitaram para pular Carnaval com o filho Nathan, de 4 anos.

“Minha sogra mora no bairro dos Remédios e, no Carnaval, todos os parentes se reúnem, é uma festa muito bacana porque é feita para as famílias e as crianças aproveitam muito”, disse Aline.

Moradora no bairro Santa Bárbara, Benedita Aparecida Pereira da Silva, 53 anos, também estava muito satisfeita por poder brincar no Carnaval com os netos Yuri, 7 anos, e Luara, 2 anos, na praça do distrito.

A amiga Andrea Tavares, 43 anos, que mora no Jardim Morumbi, na região sul de São José, também levou a neta Isabele, de 5 anos, e o grupo se divertiu muito. “Trazemos as crianças à tarde e depois pulamos o nosso Carnaval à noite”, avisou Andrea.

Jovens aprovam

Os jovens também aprovaram o Carnaval de São Francisco Xavier. Ana Carolina Campos dos Santos, 14 anos, e sua prima Joice, de 18, são nascidas no distrito. “O Carnaval aqui está mais animado a cada ano que passa, estamos curtindo muito”, afirmou Ana Carolina.

Joice também se animou e até levou o filho Yuri, de 1 ano e 4 meses, para brincar seu primeiro Carnaval. “Ele está bem feliz”, disse ela, garantindo que as duas estão preparadas para curtir até terça-feira as atrações noturnas que irão se apresentar no palco da praça durante a noite.

Para promover uma festa bem familiar e justificar o título de Carnaval Consciente criado pela Prefeitura, duas equipes com viaturas da Guarda Civil Municipal e cerca de 15 policiais militares que integram o 1º BPMI, com sede na região norte de São José, garantiram a ordem e o sossego.

Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e agentes da Defesa Civil também contribuíram para o sucesso do evento.

Consciente

A Prefeitura de São José dos Campos criou neste ano o Carnaval Consciente, que une organização, conscientização e fiscalização para que a festa seja vivida com segurança e tranquilidade.

Foram confeccionados leques em cartolina para levar a mensagem do Carnaval de 2019. Com a frase “No Bloco da Diversão é 100% Prevenção!”, os leques estão sendo distribuídos em clubes e bares, nas manifestações de rua e nas brincadeiras promovidas nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

Veja as dicas do Carnaval Consciente:

. Se beber, não dirija

. É crime fornecer e vender bebidas para menores de 18 anos

. Sexo seguro, só com camisinha

. Evite os excessos

. Respeite as leis de trânsito

. Respeite os foliões. A diferença entre paquera e assédio é o não