Parceria da Fundhas com a Educação melhora atendimento aos alunos na região oeste
Atualizado em 21/01/2019 - 14:31
Fotos ilustrativas Fundhas Dom Bosco Criança
A parceria permitirá melhorias no atendimento para os alunos da região, com acompanhamento pedagógico, orientação de estudos e práticas artísticas, entre outras atividades - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

A Unidade Monsanto da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), localizada no bairro Limoeiro, na região oeste de São José dos Campos, passará a atender os alunos em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania, no programa Escola de Formação em Tempo Integral (Efeti) a partir do dia 6 de fevereiro.

A parceria possibilita melhorias no atendimento para os alunos da região, com oferta de acompanhamento pedagógico, orientação de estudos e práticas artísticas, entre outras atividades. Os alunos e familiares serão beneficiados com o novo modelo, a exemplo do que acontece há cerca de dez anos na Emef Profª Rosa Tomita, no Jardim São José II (região leste).

Atualmente, 108 alunos são atendidos pela Fundhas no Limoeiro. Todos os alunos que já são da Unidade Monsanto serão automaticamente inseridos na Efeti. A mudança permite ainda aumento nos atendimentos ao longo do ano.

Formação em tempo integral

Os alunos que participam da Efeti recebem acompanhamento pedagógico de linguagem, literatura e comunicação, sustentabilidade e investigação no campo das ciências da natureza, matemática criativa, práticas corporais de movimento, arte, cultura e orientação de estudos.

Em 2018, o programa da Secretaria de Educação e Cidadania atendeu 2.400 alunos, de 6 a 14 anos, em 11 escolas municipais de ensino fundamental.

A Fundhas

A Fundhas irá abrir cerca de 180 novas vagas neste semestre em regiões mais vulneráveis do município. Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos há 31 anos, a Fundação oferece atividades diferenciadas no contraturno escolar para crianças e adolescentes visando a emancipação social dos atendidos.

Entre as atividades, estão música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem de forma gratuita, alimentação, uniforme e transporte.