Plantio de Árvores Nativas reúne alunos de escolas estaduais
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Programa Alfabetização Ambiental
Crianças participam de plantio de árvores frutíferas na escola - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de São José dos Campos participou do plantio de árvores frutíferas em duas escolas estaduais da cidade: a Escola Estadual Professora Dirce Elias, no bairro dos Freitas, e Escola Estadual Juvenal Machado de Araújo, na Vila Tesouro.

A ação faz farte do Programa Alfabetização Ambiental, que é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com os municípios.

O objetivo do Programa é que cada criança do 2º ano do ensino fundamental, que está concluindo sua alfabetização, aprendendo a ler e a escrever, tenha também uma alfabetização ambiental.

A Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade propôs, em apoio ao projeto piloto, o plantio de frutíferas da Mata Atlântica e do Cerrado, biomas presentes na cidade, aumentando a sinergia entre as ações do município e do estado em prol do meio ambiente.

O trabalho também está em consonância com o Programa Pomares Nativos Educativos, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos em diversas áreas verdes da cidade. A iniciativa resgata o contato da comunidade com os frutos da região e educa as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local, contribuindo assim para o equilíbrio ambiental na cidade.

“Mais que plantar árvores, este programa permite trabalhar a temática ambiental nesta fase tão importante e marcante da vida da criança que é a alfabetização”, destacou a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

A professora coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São José dos Campos, Geógrafa Régia, apontou o tema do primeiro ano do Programa Alfabetização Ambiental: “Conhecer para Conservar”. “É uma temática ambiental assertiva, pois permite ao alfabetizando perceber a importância das árvores para a vida.”

As ações de plantio tiveram início em novembro. Desde então, as crianças de 18 escolas da rede estadual de ensino realizaram o plantio de 124 mudas. As espécies frutíferas da Mata Atlântica e do Cerrado selecionadas foram: Araçá, Abiu, Araticum, Cabeludinha, Cereja do Rio Grande, Gabiroba, Grumixama, Jabuticaba, Juçara, Jaracatiá, Pitanga, Uvaia.

A proposta é ampliar este programa no ano de 2020, incluindo outras escolas públicas nesta iniciativa de educação ambiental.