Oficina ecológica une arte e conscientização
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
OFICINA DE CARPOTECA - 05-12-2019 - LUCAS CABRAL
Acervo de folhas, frutos e sementes é matéria-prima para produção de peças artísticas - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Em meio uma diversidade de frutos e sementes de árvores, os participantes da Oficina de Carpoteca, realizada nesta quinta-feira (5), no Parque Vicentina Aranha, experimentaram a criação de peças artísticas e decorativas com uma "pegada" ambiental.

A oficina propôs a criação de quadros a partir de coleções de sementes, folhas e frutos de árvores. O objetivo da ação foi sensibilizar as pessoas para a beleza das árvores urbanas presentes no município.

A atividade teve como introdução a exploração do ambiente iniciando com uma caminhada pelo Parque Vicentina Aranha para destacar as espécies arbóreas. A caminhada e a oficina foram guiadas pelo engenheiro florestal Rogério Romero Mazzeo, que trouxe informações sobre a espécie de origem de cada material.

“O interessante deste tipo de experiência é as pessoas começarem a perceber coisas no ambiente urbano que até então não reparavam, como as folhas e sementes que cobrem o solo e isso traz um novo olhar sobre o patrimônio ambiental que nos cerca”, destacou Rogério.

 “A atividade foi excelente, foi muito proveitosa e despertou a curiosidade sobre as plantas, aprendendo a diferenciar uma da outra e conhecer a diversidade que existe aqui no parque”, disse Vera Regina de Carvalho, aposentada, 66 anos, moradora do Jardim Aquarius.

“Eu já tinha um pouco de consciência da importância das árvores porque minha origem é rural, então a gente que nasce em fazenda tem esse contato mais próximo da natureza, mas a atividade acrescentou muito. Acho muito importante despertar isso também nas crianças e jovens que são o futuro do nosso país. São eles que irão cuidar de todo esse meio ambiente”, disse.

A professora de química Ana Cláudia Faes, 55 anos, moradora da Vila Ema, destacou que a atividade trouxe inspirações para levar para a sala de aula.

“Gosto muito dessas atividades voltadas para a natureza, para o meio ambiente. Eu vim porque gosto e também para pegar ideias que eu possa incorporar no meu trabalho. Como química dá para fazer um gancho bem grande com a parte ambiental e para conseguir manter essa consciência de preservação nos jovens, que, aliás, hoje demonstram ter uma sensibilidade bem grande neste sentido. É muito bacana esse projeto de arborização urbana, porque a gente tem que cuidar das árvores que a gente tem e estar sempre plantando, reflorestando”, afirmou a professora

Arboriza São José

A ação faz parte do programa “Arboriza São José”, que é desenvolvido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e conta com a cooperação da OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Amigos da Biblioteca.

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em atividades de interpretação ambiental e ações de plantio e de cuidado com as árvores visam desenvolver vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×