São José entrega troféus do tri e já planeja tetra dos Jogos Abertos
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Entrega dos troféus dos Jogos Abertos do Interior no Centro da Juventude. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 04-12-2019
São José conquistou 25 troféus de modalidades e o de campeã geral dos Jogos Abertos de Marília - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Na manhã desta quarta-feira (4), coordenadores e técnicos das modalidades que ocuparam as três primeiras colocações dos 83º Jogos Abertos do Interior, encerrados no dia 22 de novembro em Marília (SP), foram até o Centro da Juventude, na sede da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, para receberem seus troféus.

Também foi entregue o troféu de cidade campeã dos Jogos, que ficará exposto para a população no Paço Municipal e depois será encaminhado para o Museu de Esportes, no Jardim Paulista, região central. O troféu representa o tricampeonato de São José dos Campos, com título consecutivos em 2017, 2018 e 2019.

Investimento

Durante a solenidade, foram destacados o investimento crescente e o planejamento que têm feito o esporte do município ganhar destaque no estado, no país e até no exterior.

Desde 2017, ano do primeiro título do tricampeonato, a Prefeitura vem reorganizando as políticas públicas para o esporte e qualidade de vida. Tudo começou com investimentos no esporte educacional, manutenção e ampliação das academias ao ar livre, reforma de equipamentos esportivos e criação do aplicativo São José Viva, que tem milhares de pessoas cadastradas sendo atendidas nas 59 unidades esportivas.

Também fazem parte desse esforço a retomada da obra da Arena de Esportes, reformulação da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) –com maior número de projetos aprovados e volumes recordes de captação para as modalidades–, criação do Conselho Municipal de Esportes, retomada da obra do Teatrão, futura sede do Programa Atleta Cidadão, que chegou aos 20 anos e, neste ano, promoveu a extensão dos atletas atendidos até a faixa de 20 anos de idade.

O chefe da delegação de São José em Marília, Claudemir Cabral, lembrou os obstáculos encontrados na competição e a superação de toda a delegação em busca do título. A Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida anunciou que já está em andamento o planejamento para 2020, quando a cidade poderá chegar ao tetracampeonato dos Jogos Abertos.

Premiadas

São José recebeu 25 troféus por modalidades, sendo 12 de campeã, quatro de vice-campeã e nove como terceira colocada. As premiações entregues ficarão aos cuidados de cada modalidade para ficarem expostas no maior número possível de locais.

As 25 modalidades premiadas pelos três primeiros lugares nos Jogos Abertos são as seguintes:

Campeã (1º lugar) – atletismo ACD feminino, boxe feminino, boxe masculino, damas, ginástica rítmica, luta olímpica (wrestling) feminino, luta olímpica (wrestling) masculino, malha, taekwondo masculino, tênis de mesa feminino, voleibol masculino, vôlei de praia masculino.

Vice-campeã (2º lugar) – atletismo ACD masculino, basquete feminino, capoeira feminino, taekwondo feminino.

3º lugar – badminton masculino, futebol feminino, futsal feminino, handebol feminino, judô feminino, karatê feminino, kickboxing feminino, tênis de mesa masculino, xadrez masculino.

449 atletas

Este é o quinto título de São José dos Campos nos Jogos Abertos do Interior. Além do tricampeonato, a cidade venceu em 1969, em Araraquara, e em 2014, em Bauru.

São José levou a Marília a maior delegação de sua história em Jogos Abertos, com um total de 550 integrantes, sendo 449 atletas e, os demais, membros de comissões técnicas e da organização.