Programa Arboriza São José será apresentado nesta quarta
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Dia 21 de Setembro - Dia da Árvore. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Palestra destaca objetivos e primeiros resultados do Programa Arboriza São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quarta-feira (4), a palestra sobre o programa Arboriza São José. O evento acontece às 18h30, no Parque Vicentina Aranha. O encontro será realizado no Pavilhão São José e é aberto ao público.

A palestra visa apresentar à sociedade os objetivos do projeto e os resultados iniciais obtidos no âmbito da gestão do patrimônio arbóreo público de São José.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, e conta com o apoio da organização da sociedade civil Amigos da Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier, por meio de um Termo de Cooperação firmado neste ano.

O programa pretende estabelecer uma forma inovadora de gestão da floresta urbana pública, integrando um conjunto de ações tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, elaboração de inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de atividades previstas no plano municipal de arborização urbana.

O trabalho também contempla ações de educação ambiental e mobilização social com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana e incentivar a adesão ao plantio em calçadas.

A Prefeitura de São José espera que, com o uso de novas tecnologias, a otimização dos serviços, as atividades de educação ambiental e as ferramentas de comunicação, seja possível a criação de vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.

Arborização Urbana

A cidade de São José dos Campos possui um patrimônio de 170 mil árvores na área urbana, que inclui vias públicas, parques e áreas verdes, sendo 80 mil em calçadas. No entanto, a distribuição dessas árvores não é homogênea, o que demanda a necessidade de modernizar os mecanismos de gestão do patrimônio arbóreo, tendo como parceiros os próprios munícipes.

O Plano Municipal de Arborização Urbana é o principal instrumento para o planejamento e gestão da arborização urbana do município. O documento traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros. A meta principal é realizar o plantio de 56 mil árvores em 12 anos.

As árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos seja nas florestas ou nas cidades. No ambiente urbano as árvores oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade, melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.