Espetáculo infantil nesta sexta valoriza cultura indígena e africana
Atualizado em 24/09/2018 - 17:38
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Cia Griot apresenta a peça História para Adoçar Corações na sexta-feira (28) na CC Lili Figureira - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Valorizar a cultura indígena e africana é a proposta do espetáculo teatral infantil "Histórias Para Adoçar Corações", que será apresentado na próxima sexta-feira (28), às 14h, na Casa de Cultura Lili Figureira, pela Cia Griot, de São José dos Campos. A peça faz parte do Projeto Circulação, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e tem entrada gratuita.

Utilizando a linguagem do teatro popular de rua, com música, dança e participação do público, o espetáculo conta duas lendas brasileiras. A primeira é de origem indígena, "A Lenda da Mandioca", e apresenta uma menina de pele branca que, ao nascer, espanta toda a aldeia. A segunda é "A Lenda do Tambor Africano", e conta como surgiu esse tambor, a partir de um contexto lúdico, tendo macacos como protagonistas.

Para Silvia Nery, integrante da Cia Griot, é importante abordar temas como esses em peças infantis. “A história faz uma reflexão sobre o preconceito e a intolerância presentes na própria cultura popular brasileira. Por isso, o tema é relevante, pois propõe às crianças uma cultura de paz”, explica.

Projeto Circulação

O Projeto Circulação valoriza a produção cultural local e contribui para dar visibilidade aos profissionais envolvidos. Dos 111 projetos aprovados por meio de edital, lançado em abril pela Fundação Cultural, 51 são de música, 32 de teatro, 12 de dança, 6 de literatura, 3 de circo, 3 de interartes, 2 de artes visuais e 2 de cultura popular.

 

Casa de Cultura Lili Figureira   
Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre 

(12) 3942-1005


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×