Comparada às maiores cidades do Estado, SJC tem alto grau de satisfação no transporte público
Atualizado em 02/10/2018 - 18:13
Transporte Coletivo 23 02 2018
São José dos Campos conquistou, pela primeira vez, a posição de “Alto Grau de Satisfação em Transporte Público” - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

De acordo com pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) no terceiro trimestre deste ano, São José dos Campos conquistou pela primeira vez a posição de “Alto Grau de Satisfação em Transporte Público”, com 692 pontos.

No ranking estabelecido nesta edição da pesquisa, São José foi a única cidade a alcançar este patamar. Na sequência aparecem os municípios de Osasco (613 pontos), São Bernardo do Campo (583 pontos), Santo André (582 pontos) e Sorocaba (581 pontos). Todos classificados com “Grau Médio de Satisfação”.

Também integraram o levantamento as cidades de Ribeirão Preto, Campinas, Mauá, São Paulo e Guarulhos.

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos.

A pesquisa deste trimestre revela ainda que, entre os moradores com mais idade, o índice de satisfação é maior. Já quando a aprovação do Transporte Público é analisado a partir da escolaridade dos entrevistados, joseenses com ensino médio são os mais satisfeitos.

O setor de transporte público foi um dos oito serviços públicos que conquistaram Alto Grau de Satisfação. Ao todo, a Indsat analisa 16 segmentos na cidade.

Resultados de São José dos Campos

57% - ótimo e bom
30% - regular
13% - ruim e péssimo