Prefeitura vai usar drones para segurança, áreas de risco e apoio a obras públicas
Atualizado em 27/12/2018 - 14:52
Foto aéreas para a matéria dos drones. Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Imagens aéreas captadas pelos drones irão auxiliar a Prefeitura a adotar decisões importantes para a população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A Prefeitura de São José dos Campos vai passar a contar com três drones a partir do início do ano que vem. Os aparelhos serão utilizados pelas secretarias de Proteção ao Cidadão e Gestão Habitacional e Obras. A licitação para a compra dos equipamentos foi concluída nesta semana.

Os três drones serão fornecidos pela empresa Micro Service Eletrônicos Eireli, de Guarapuava (Paraná), que foi a vencedora de pregão eletrônico nacional com o valor total de R$ 32.674. Após a definição do modelo dos drones, equipes das duas secretarias serão capacitadas a operar os equipamentos.

A operação de drones no país é regulamentada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os aparelhos deverão ser cadastrados no órgão. Toda decolagem de um drone deve ser precedida da elaboração de um plano de voo pelo operador e seguida de aprovação pela Anac. A exigência tem o objetivo de garantir a segurança de voo na área de sobrevoo do drone, onde podem estar circulando aviões e helicópteros.

Aplicações

A GCM aguarda seu drone para usar o aparelho no monitoramento de áreas com grande concentração de pessoas, em eventos como as festas de aniversário da cidade e do trabalhador, do Parque Novo Horizonte, entre outros.

Também será útil como apoio em patrulhamento, quando permitirá inclusive o acompanhamento de viaturas em movimento, auxiliando ações preventivas. Toda imagem é gravada em HD para estudo, arquivo e compartilhamento.

O drone vai contribuir na preservação de locais de ocorrências por meio da vistoria de perímetro, orientando a movimentação dos guardas na identificação de suspeitos e nos obstáculos a serem vencidos. O drone chega antes no local da ocorrência e serve para orientar toda a operação.

A Defesa Civil vai usar o seu aparelho para o gerenciamento e monitoramento de áreas de risco, vistorias em locais de difícil acesso e também para obter uma visualização mais ampla nos casos de desastres naturais.

Na Secretaria de Gestão Habitacional e Obras o aparelho servirá para a captação e registro de imagens de áreas públicas, obras viárias como pontes e avenidas, além de edifícios públicos. Outros usos serão as imagens de projetos habitacionais e apoio em ações de regularização fundiária.

A utilização de drones em São José dos Campos foi regulamentada pela lei municipal 9.846, que foi sancionada no último dia 29 de novembro.