Roda de conversa aborda planta alimentícia antioxidante
Atualizado em 07/12/2018 - 18:54
Plantas alimentícias não convencionais
O evento realizado no Parque da Cidade abordou o peixinho, uma planta alimentícia não convencional - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promoveu nesta sexta-feira (7), no Parque da Cidade, uma roda de conversa sobre plantas alimentícias não convencionais, atividade de apoio ao programa de hortas comunitárias realizado nas unidades básicas de saúde e aberto aos interessados no geral.

O encontro teve a participação de 35 pessoas e abordou a planta Stachys byzantina (tradicionalmente conhecida como peixinho). Essa espécie se destaca pelo grande potencial antioxidante devido à presença de compostos fenólicos e taninos, substâncias que combatem radicais livres e, consequentemente, auxiliam na prevenção de doenças.

Também contém vitamina C e fibras em quantidades significativas. As folhas podem ser consumidas in natura, em saladas ou em preparações (recheio de tortas, com molho de tomate para acompanhar massas ou omeletes). Uma degustação de torta de peixinho encerrou o evento.

A roda de conversa tem o objetivo principal de promover a alimentação saudável de forma orgânica e sustentável. Esta atividade foi implantada em outubro. Até o momento foram realizadas 3 reuniões, cada uma sobre uma planta específica, com apresentação do valor nutricional, modo de consumo e cultivo, degustação do vegetal in natura e em preparações, além de distribuição de mudas.

O próximo encontro está programado para 15 de maço, novamente no auditório da Casa do Café, no Parque da Cidade.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×