Distrito de São Francisco comemora 126 anos e ganha Parque Municipal
Atualizado em 17/08/2018 - 15:51
Parque Municipal de São Francisco Xavier
O casarão é emoldurado por espécies de araucárias e os palmitos-juçara, e com a vista da Serra dos Poncianos ao fundo, compõe uma belíssima paisagem - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

As comemorações dos 126 anos do distrito de São Francisco Xavier, que ocorrem neste final de semana (dias 18 e 19), terá como ponto alto a assinatura de decreto municipal que cria o Parque Municipal de SFX. A solenidade acontece às 14h com a presença de moradores. O distrito é considerado área de proteção ambiental federal e estadual, além de estar amparado por lei municipal de preservação ambiental.  

A programação de aniversário também contará com atividades culturais organizadas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de lazer e cidadania, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio do Programa Conexão Juventude, com rua de lazer, clínica de taekwondo, apresentação de jazz da comunidade, oficina de basquete, aula de ritmos, touro mecânico, tobogã inflável, cama elástica, oficina de maquiagem, sessão de caricatura ao vivo.

Outra novidade é que o distrito de São Francisco passa a contar com código de endereçamento postal (CEP) diferenciado por ruas. Antes o distrito tinha um cep único.

Também haverá games e exposição de robótica, apresentação de hip-hop, exibição de capoeira, educação para mobilidade segura, com orientações sobre cidadania e boa convivência no trânsito. Todas as atividades são gratuitas e destinadas à comunidade local e visitantes. Confira abaixo os detalhes.

Perfil do distrito

O distrito foi criado oficialmente por meio da lei estadual em 16 de agosto de 1.892 e, por longo tempo, a economia de sobrevivência foi exclusivamente agropecuária. O local ainda mantém a característica de um pequeno povoado do interior, preservando algumas tradições como o artesanato típico da região e festas religiosas.

Por outro lado, tem uma forte característica turística, com várias trilhas para caminhadas e prática do mountain bike. Também possui rampa de voo livre e vários pontos com altitudes apropriadas para saltos de paraglider. Conta ainda com diversos rios e córregos apropriados para a canoagem.

Sobre o Parque

O Parque Municipal de São Francisco Xavier fica na área de antiga fazenda da família Bose, conhecida por abrigar o Casarão da Fazenda, edificação do século XIX, que dá destaque ao local.
O casarão é emoldurado por espécies de araucárias e os palmitos-juçara, e com a vista da Serra dos Poncianos ao fundo, compõe uma belíssima paisagem que já figura como um dos símbolos do Distrito.
A área do parque, de mais de 170 mil metros quadrados, sendo em torno da metade composta por floresta nativa, foi adquirida pela Prefeitura em 2010 e desde então vem sendo utilizada pela comunidade para atividades de contato com a natureza e eventos culturais.

Programação

Dia 18 (sábado) 

Show musical, 14h: DJ Ludimilla; 15h: show com o cantor sertanejo João Guedes

Conexão Juventude, das 14h, às 19h: Praça Cônego Antônio Mazi

Oficina de HQ, 14h: O orientador Renato Santos ensinará técnicas de desenho mangá e cartoon (super-heróis e personagens infantis). A atividade integrará a programação do ‘Conexão Juventude’, ação realizada pela Prefeitura

Show da Banda Caraná, 17h: Entre músicas autorais e versões originais o grupo vai do baião ao samba-bossa com formação clássica de rock, sem perder a cadência. Ela é formada por seis amigos e desde de 2015 vem experimentando, compondo, misturando e agregando novas influências ao seu som

Show da Banda Sianinhas, 19h30: Primeira banda feminina de São Luiz do Paraitinga, apresentará um repertório variado, com composições próprias, de compositores locais, de músicas de domínio público e canções da cultura popular. O grupo é formado por Adriana OSales (percussão e voz), Daiane Cristina (percussão), Darly Gonçalves (sopros, violão e voz), Esther Fietz (contrabaixo e voz), Mara Rúbia Almeida (percussão e voz) Maria Clara Menecucci (percussão) e Patrícia Guimarães (cordas e voz)

 

Dia 19 (domingo)

Missa Solene, 9h: Igreja São Sebastião

Plano Diretor: Roda de conversa para apresentação do Plano Diretor (Salão Paroquial, Rua 7 de Setembro)

Oficina de Circo, 11h: Prática do malabarismo com material reaproveitável a partir da técnica do ‘empapelamento’. Após a atividade, um bate-papo com a plateia para falar da apresentação e do processo vivenciado pelos participantes

Criação do Parque Municipal de SFX, 14h: Assinatura de decreto municipal (Rua XV de Novembro, 1051) 

Oficina de HQ, 14h: O orientador Renato Santos ensinará técnicas de desenho mangá e cartoon (super-heróis e personagens infantis). A atividade integrará a programação do ‘Conexão Juventude’, ação realizada pela Prefeitura

Intervenção poética musical, 15h: O grupo Fulores, formado pela parceria das artistas Eva Sielawa, Izildinha Costa e Karina Müller, acompanhadas do sanfoneiro Kardec Gonzaga, canta composições autorais e canções de outros parceiros


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×