Vacinação contra a febre amarela continua neste domingo em São Francisco Xavier
Atualizado em 20/01/2018 - 20:16
Vacinação contra a Febre Amarela em São Francisco Xavier
Nos bairros Buquirinha e Bonsucesso, na zona norte de São José dos Campos, equipes da Prefeitura estão vacinando de casa em casa - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos vai estender a vacinação contra a febre amarela neste domingo (21) aos moradores de São Francisco Xavier. A vacinação será feita na Unidade Básica de Saúde, das 8h às 17h, e em dois postos volantes, no período das 8h às 16h.

Um total de 2.232 pessoas foram vacinadas neste sábado (20), sendo 911 do distrito (536 na UBS e 375 em postos volantes na zona rural), 1.141 no bairro Buquirinha e 180 no Bonsucesso, ambos na zona norte do município.

Foram disponibilizadas 5.000 doses da vacina plena, exclusivamente para esses moradores desta região. Na última sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde já tinha vacinado 600 pessoas nestes mesmos bairros e distrito.

A Secretaria de Saúde, por orientação do Estado, priorizou o chamado "corredor ecológico", onde há moradores próximos à área de mata e por isso correm mais risco de contaminação pelo vírus da febre amarela.

Florípedes de Souza, moradora de um sítio na divisa com Monteiro Lobato veio tomar a vacina com o marido neste sábado. "Gostamos da iniciativa da Prefeitura, que está cuidando de nós que estamos mais expostos à doença", disseram.

Desde o final do ano passado, a Prefeitura tem realizado atualização de carteira vacinal dos moradores da região norte. Ao todo, na região rural, foram imunizadas mais de 5.000 pessoas desde o novembro de 2017.

A campanha oficial do Estado começa na próxima quinta-feira (25) para toda a população.

Equipe reforçada

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou 12 equipes volantes, sendo 7 em São Francisco Xavier, 3 no Buquirinha, 2 no Bonsucesso e adjacências e 1 fixa na UBS São Francisco, num total de 53 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e agentes comunitários de saúde para a campanha deste sábado.

Campanha oficial

A Prefeitura pede que a população das outras regiões da cidade fique tranquila e aguarde o início da campanha fracionada, que será realizada no período de 25 de janeiro a 17 de fevereiro.

O Estado confirmou que vai enviar 509 mil doses da vacina para São José dos Campos, número suficiente para imunizar todos os moradores da cidade. A campanha prevê a abertura das 40 unidades básicas de saúde, inclusive aos sábados, para vacinar toda a população a partir de 25 de janeiro.