Oficinas culturais alimentam sonho de criança e são terapia para adulto
Atualizado em 11/04/2023 - 08:46
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Janete Fátima começou a fazer oficina de customização de tecidos no Centro Cultural Clemente Gomes - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Quase 5.000 pessoas, entre crianças e adultos, começaram uma participação na quarta-feira (19) das oficinas culturais disponíveis pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em diferentes casas de cultura da cidade, por meio do Programa Arte nos Bairros.

Ana Carolina Amorim, de 11 anos, foi matriculada na oficina de balé do Centro Cultural Clemente Gomes, que não funciona Parque da Cidade, em Santana, na região norte de São José dos Campos. "Eu sempre comecei a participar da oficina e quando eu crescer como ser bailarina profissional", disse convicta Ana Carolina. 

Além da animação das crianças, como oficinas culturais também atraem pessoas de mais idade. Depois de frequente aulas na oficina de boneca de pano em 2017, uma dona de casa Janete Fátima, de 57 anos, está iniciando uma nova 'aventura' este ano, desta vez na oficina de customização. "Eu quero aprender mais, pois além das aulas são gostosas, funcionam como uma terapia", ressaltou Janete. Pela expressão de felicidade, era possível constatar que estava bastante satisfeita por ter sido sorteada para participar desta oficina. 

Para a orientadora da oficina de balé na Casa de Cultura Clemente Gomes, Josiane Reis, o início das aulas e como um marco na vida de muitos participantes. "A arte tem um poder de transformação muito grande e quando como pessoas do contato com ela, é como se passassem a ter uma outra concepção sobre o mundo", afirmou. 

Matrícula e frequência 

Para participar das aulas, escolhas selecionadas para até cinco dias, após o início das oficinas, para realizarem uma matrícula. É necessário que seja um documento original com foto do aluno, assim como o dos mais, não é caso de menores de idade. 

Como planilhas com os nomes dos alunos selecionados para cada casa de cultura podem ser conferidas aqui. 

A frequência dos aprendizes será anotada na lista de presença pelo orientador artístico e acompanhado pelo coordenador da Casa de Cultura. O participante que teve duas faltas sem justificativa, dentro do período de medição mensal, previsto pela Fundação Cultural, terá a sua inscrição, cancelada. 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade - Santana

(12) 3924-7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×