Altos de Santana é a 12ª unidade a receber o programa UBS Resolve
Atualizado em 24/04/2018 - 15:36
UBS Resolve Altos de Santana 24/04/2018
A partir de quinta-feira, a coleta de exames passa a ser feita todos os dias na UBS, evitando o deslocamento do paciente - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O programa UBS Resolve chega, nesta quinta-feira (26), a mais uma unidade básica de saúde. O novo conceito da atenção básica adotado pela Prefeitura de São José dos Campos será implantado na UBS Altos de Santana, beneficiando diretamente 16.784 pacientes cadastrados.

Será a 12ª unidade a receber o programa, a segunda da região norte, depois da UBS Vila Paiva. A meta da Prefeitura é implantar o programa em 20 unidades do município até o final do ano.

A UBS Altos de Santana trabalha no conceito de Estratégia Saúde da Família, que conta com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que visitam os pacientes em casa. Na unidade, trabalham 3 médicos clínicos do programa, além de 1 ginecologista e 1 pediatra, entre outros profissionais da área administrativa e de enfermagem.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias nas unidades básicas que já receberam esse novo conceito, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBS´s também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Unidades onde o UBS Resolve está presente:

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)
  • Jardim Limoeiro (oeste)
  • Jardim Interlagos (sul)
  • Campo dos Alemães (sul)
  • Vila Paiva (norte)
  • Novo Horizonte (leste)
  • Putim (sudeste)
  • Dom Pedro (sul)
  • Campos de São José (sul)