Nova UBS Resolve do Novo Horizonte recebe elogios
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Inauguração da nova Ubs Resolve Novo Horizonte
A unidade foi inaugurada dentro do modelo UBS Resolve e já começou a fazer a coleta para exames laboratoriais dos pacientes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A maior unidade básica de saúde de São José dos Campos foi oficialmente entregue à população nesta quarta-feira (20), no bairro Novo Horizonte, região leste da cidade. A UBS tem 750 metros quadrados e é referência para 19 bairros da região, com 36.651 pacientes cadastrados.

A unidade foi inaugurada dentro do modelo UBS Resolve e já começou a fazer a coleta para exames laboratoriais dos pacientes. É a 8ª UBS da rede a receber o programa, que começou a ser implantado em janeiro deste ano.

Os moradores da região atendidos na unidade elogiaram a iniciativa da Prefeitura. Cristiane Sequeira Góis, mãe do jovem Michel Góis Inácio, 17 anos, acompanhou o filho na coleta de sangue. “Ficou muito bonita a UBS, ampla. A outra era muito pequena e o exame era feito fora. Agora a coleta é feita aqui, mais perto de casa, ficou muito melhor, não preciso pegar ônibus. A Prefeitura está de parabéns”, disse.

Sebastiana Pereira de Souza, moradora do Dom Bosco, foi levar os netos Leonardo, de 3 anos, e Diogo, de 4 anos, para fazer exames laboratoriais na unidade. Ela disse ter se surpreendido com as condições do novo prédio. “É tudo muito bonito, novinho. É um presente para a comunidade”, afirmou.

Quem também gostou do que viu foi a dona de casa Ana Célia dos Santos, que na manhã desta quarta foi levar a filha Maria Riana para uma consulta com pediatra. “Adorei a nova UBS, ficou tudo mais organizada. Agora que a gente pode fazer exames laboratoriais aqui ficou melhor ainda”, disse.

A nova UBS do Novo Horizonte, construída pela Urbam no prédio onde antes funcionava uma unidade da Fundhas, conta com oito consultórios médicos, salas de farmácia, vacina, esterilização, curativo, expurgo, inalação, odontologia, entre outras. Também foram construídos banheiros, recepção, sala de espera e sala de coleta para exames laboratoriais.

A unidade conta com 6 médicos clínicos, 1 ginecologista, 2 pediatras e 3 dentistas, além de profissionais administrativos e da área de enfermagem. Esta UBS ainda disponibiliza para a população 8 equipes do programa Estratégia Saúde da Família, sendo que 3 delas abrangem as unidades avançadas dos bairros Majestic, Primavera e Santa Hermínia.

UPA será ampliada

A antiga UBS funcionava no mesmo espaço físico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Novo Horizonte. Com a mudança da UBS de local, a UPA dobrará de tamanho, ocupando todo o prédio atual e tornando o atendimento mais eficiente para a população, com mais conforto. A UPA também recebeu mais médicos que foram transferidos do Hospital de Clínicas Sul, que foi terceirizado.

A Prefeitura já está elaborando um plano de melhorias para o prédio da UPA. Entre as adaptações previstas estão a abertura de duas recepções, sendo uma para o atendimento infantil e outra destinada aos adultos, além de algumas pequenas reformas.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo