São José adere a credencial digital de estacionamento de idosos
14/05/2024 16:52
Atendimento no Acesso Já
Serviços continuam disponíveis no Acesso Já, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, na Praça Afonso Pena - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos acaba de disponibilizar mais uma forma para que as pessoas com mais de 60 anos possam emitir sua credencial de estacionamento: a Carteira Digital de Trânsito.

São José dos Campos fez a adesão ao Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e, a partir deste mês de maio, os idosos que possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) poderão gerar o documento diretamente no aplicativo CNH Digital (clique para baixar o app Android e IOS) e fazer a impressão, sem precisar sair do conforto de suas casas para ter acesso ao serviço.

Vagas especiais

O documento é obrigatório para uso das vagas exclusivas. Tais vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, em ruas e estacionamentos públicos de hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais.

Ao estacionar em vagas especiais, os beneficiários devem obrigatoriamente colocar a credencial no painel do veículo ou em local visível para a fiscalização. A não apresentação da credencial caracteriza infração, prevista pelo Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e pode acarretar multa média.

Acesso Já
A nova modalidade não limita ou restringe as emissões do documento, de forma presencial, no atendimento do Acesso Já, na Praça Afonso Pena, na região central. Lá o serviço continua disponível de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.

A emissão das credenciais de estacionamento para as pessoas com mais de 60 anos (habilitados e não habilitados) e para as pessoas com deficiência estão disponíveis no Acesso Já, pois o Portal de Serviços da Senatran ainda não disponibilizou essa função.

Vale lembrar que o documento também garante o uso das vagas especiais no estacionamento rotativo das ruas da cidade, mas não a isenção no sistema, de acordo com a Resolução CONTRAN 303/08 e o Decreto Municipal 18.788/2021).

Veja o passo a passo para emitir seu documento pelo Aplicativo da CNH Digital:

Ilustrações do Portal do Senatran