Emoção marca a festa de 37 anos da Fundhas
Atualizado em 26/04/2024 - 17:08
Evento de Aniversário de 37 Anos da Fundhas e 2ª Edição das Olimpíadhas
Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, a fundação é o maior programa social do município - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

“Maravilhosa, super divertida, agitada, vem pra Fundhas!!”. Foi assim que Miguel Landim, 13 anos, atendido na unidade Centro, resumiu a festa que celebrou os 37 anos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) na manhã desta sexta-feira (26) no Teatrão.

Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, a fundação é o maior programa social do município, atendendo mais de 30 mil crianças, adolescentes e adultos por ano.

Cerca de duas mil pessoas, entre atendidos, funcionários, professores e educadores se emocionaram com a festa preparada com muito carinho pela equipe da Fundhas.

Emoção e gratidão

“É uma alegria muito grande ver tudo o que foi feito, essas reformas, as crianças aqui comemorando esses 37 anos. Tenho muito orgulho de fazer parte disso”, disse José Braz de Souza, eletricista há 22 anos na Fundhas.

Maria Goretti está na fundação desde 1995. Ela se emocionou ao ver a energia das crianças das unidades. “Fiquei feliz ao ver as crianças da Dom Bosco, do CDA. A Fundhas é a minha família”, disse emocionada.

Neusa Dias trabalhou 17 anos na Fundhas e fez questão de participar da festa, além de se emocionar ao reencontrar ex-colegas. “É uma felicidade tão grande que nem sei como explicar. Eu me senti muito útil quando trabalhei lá. Vi que poderia fazer o bem para o meu próximo. Tive contato com muitos adolescentes e vi muitos saindo muito bem de lá, empregados. Até hoje eu sou ‘garota propaganda’ da Fundhas”. Eu amo muito, é uma família construindo outras famílias”, comentou.

A criançada também participou ativamente da festa, contagiando a todos com animação e energia. Todas as unidades cantaram gritos de paz, algumas levaram instrumentos de percussão e agitaram o ambiente.

Julia de Araújo, 12 anos, está na Fundhas há seis anos e representou a unidade Dom Pedro, uma das mais animadas.  “Eu amo, é maravilhoso. Aqui a gente tem possibilidade de um trabalho no futuro, tem muitas atividades legais e muitos professores gentis”, comentou.

“Estoui muito feliz por estar aqui nesta festa. A Fundhas pra mim é uma oportunidade única para abrir novas portas", afirmou Nadyele Cortes, 13 anos, que estuda na unidade Dom Bosco desde 2022.

Olimpíadhas

Um dos destaques do evento foi a abertura da segunda edição das Olimpíadhas, que até outubro próximo vai promover união, diversão e muita animação para crianças e adolescentes de 10 unidades espalhadas por todas as regiões de São José.

Ao entrar na quadra, o mascote Augustinho, leãozinho criado por uma aluna em homenagem ao ex-prefeito e idealizador da Fundhas, o assistente social Hélio Augusto de Souza, levantou as arquibancadas com sua performance, que incluiu volta olímpica, danças e muita energia.

Como na tradição dos Jogos Olímpicos, teve desfile das delegações de atletas – no total, 300 crianças e adolescentes representando 10 unidades de todas as regiões –, gritos de paz e juramento oficial. O ponto alto foi o acendimento da pira olímpica com tecnologia de LED. Seis pessoas, entre crianças, jovens e adultos, se revezaram até a chegada à pira.

Em seguida, um grande bolo cenográfico foi levado ao centro da quadra ao som da Banda da Fundhas e Corpo Coreográfico. Um grande final para comemorar os 37 anos da Fundhas ao som de “Parabéns pra você”.

Fundhas em números

• 30 mil pessoas atendidas por ano, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos
  • 16 unidades
  • 6.404 alunos