Proágua

Proágua

Vigilância da qualidade da água para consumo humano

O Programa Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – Proágua foi institucionalizado por meio da Resolução Estadual SS-45, de 31 de janeiro de 1992, e tem por objetivo principal colaborar na promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano no Estado de São Paulo.

Com este propósito, o programa desenvolve ações contínuas para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento, identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores.

Isto implica em atuação integrada e abrangente no contexto da produção e consumo da água, englobando desde a gestão dos recursos hídricos até os impactos à saúde dos consumidores.

O Instituto Adolfo Lutz – IAL é referência importante do Programa, pois coordena rede de 19 laboratórios de saúde pública, responsáveis pela elaboração do cronograma anual das coletas e por todas as análises bacteriológicas e físico-químicas realizadas anualmente no âmbito do Programa.

No programa Proágua só pode coletar amostras do Sistema Público de Abastecimento de Água (Sabesp em São José dos Campos) e devem ser coletadas diretamente no cavalete. Também realizamos coletas nas praças públicas (como Praça Afonso Pena e Praça Maurício Cury) bem como praças destinadas a prática de atividade física, onde é disponibilizada água da Sabesp para consumo humano.

Em São José dos Campos, a Sabesp opera com 25 Sistemas de Abastecimento. Temos que contemplar todos os sistemas conforme o cronograma anual elaborado pelo IAL – Taubaté.

Todos os Sistemas contam com poços artesianos que por sua vez são interligados com o Sistema Central que opera com a água captada do Rio Paraíba do Sul.

São realizadas as seguintes análises: pH, temperatura, cloro livre, cloro total, coliformes, cor, turbidez e fluoreto.

Para o ano de 2022 foram disponibilizadas, pelo Instituto Adolfo Lutz – IAL do Estado de São Paulo, 471 amostras para a coleta do programa Proágua. As amostras são encaminhadas para o laboratório Adolfo Lutz de Taubaté.

Consulta dos Laudos em 2022

×