Caminhos do Esporte

Caminhos do Esporte

Programa de prevenção primária da GCM (Guarda Civil Municipal) para crianças e adolescentes
Criado em 2017, o projeto "Caminhos do Esporte" promove uma mudança especial na rotina dos alunos dos 5º e 6º anos, da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, na Residencial Pinheirinho dos Palmares, na zona sudeste. O objetivo é despertar novos talentos para o esporte e oferecer boas perspectivas para o futuro das crianças da comunidade.
Atualmente, o projeto conta com uma participação de cerca de 50 crianças, de 9 a 12 anos.
O projeto acontece no contrato escolar e cada turma tem duas aulas por semana. Antes de iniciar as atividades esportivas, como as crianças submetidas a exercícios, incluindo testes de antropometria, agilidade e neuromuscular, com uma equipe itinerante do CMAF (Centro de Medidas e Avaliação Física).

Benefícios

Além dos alunos terem a oportunidade de aprender diversas modalidades esportivas por meio de jogos e brincadeiras, os benefícios para as crianças e adolescentes vão além dos muros da escola. O projeto cria um vínculo com a escola e com os responsáveis pelos alunos.

Para participar das atividades é preciso ter boas notas e comportamento adequado na sala de aula. Ou seja, sem ocorrências disciplinares na escola. 

Integração 

Além das atividades práticas, os participantes já receberam visitas de atletas ilustres, como a skatista mundial Pâmela Rosa, a lutadora de taekwondo Júlia Vasconcelos e o atleta Lincoln Kanemoto das Neves, integrante da seleção brasileira de judô.

As crianças também já visitaram a escolinha de atletismo do programa Atleta Cidadão, criado pela Prefeitura, no Centro Poliesportivo João do Pulo, na zona sul. Pelo menos seis alunos já entraram para a equipe de atletismo desde o início do programa.

Informações

Telefone

(12) 3929-1166

156 (ligação gratuita)

153 (GCM)

Endereço

Rua Felício Savastano, 401, Vila industrial