Cláudio Souza
Proteção ao Cidadão
Nesta sexta-feira (27), eles e elas concluirão o curso de formação e irão para as ruas reforçar a segurança. Mas, antes de começar a servir e proteger a população de São José dos Campos, Ubatuba e Caçapava, guardas civis municipais realizaram, nesta quarta-feira (25), uma ação que também contribui com suas cidades e salva vidas.
Em um gesto de solidariedade e amor ao próximo, compareceram ao Serviço de Hemoterapia, na região central de São José, para doar sangue.
A ação voluntária reforça o espírito de serviço público que move os novos guardas civis municipais, que serão oficialmente apresentados à população nesta sexta, às 10h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, durante a cerimônia de formatura.
A turma 2026 tem 58 alunos, sendo 15 de São José. Outros 60 GCMs começaram a atuar nas ruas em julho do ano passado, reforçando o efetivo.
Também estão se formando 31 GCMs de Ubatuba e 12 de Caçapava. Todos os 58 concluíram o curso de formação de 768 horas, com disciplinas e aulas teóricas e práticas voltadas à atuação operacional, patrulhamento preventivo, controle emocional e atendimento à população.
As aulas, instruções e treinamentos foram realizados na Academia da Guarda Civil Municipal de São José, que é referência de qualidade e novamente contribuiu para a formação e o reforço da segurança em outros municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Sarah Garrido (na primeira fila) ficou feliz com a nova experiência | Foto: PMSJC
Gesto nobre
Dos 58 alunos, 39 doaram sangue nesta quarta. Alguns pela primeira vez, como Sarah Garrido, que tem 30 anos e reforçará a segurança nas ruas de São José.
"Fiquei muito feliz e pretendo doar sangue outras vezes. Todos temos que fazer nossa parte para ajudar o próximo. Quem puder doar, não perca esta oportunidade".
Também vivendo a experiência pela primeira vez, Filipe Braga da Silva, que tem 31 anos e atuará na GCM de Ubatuba, destacou a importância do gesto de solidariedade protagonizado por ele e seus colegas de farda.
"Quanto houve o convite, não pensei duas vezes. É uma atitude nobre e a chance de fazer o bem e ajudar o próximo, assim como será durante nosso trabalho no dia a dia como guardas".

Dos 58 formandos, 39 doaram sangue e contribuirão para salvar vidas | Foto: PMSJC
Eficiência e inovação
Desde 2017, quando foi implantado o programa São José Unida, a Guarda Civil Municipal de São José tem passado por um processo acelerado de melhoria de sua infraestrutura com capacitação constante, uso de tecnologia e valorização dos profissionais com o objetivo de melhorar, cada dia mais, o atendimento prestado à população.
A corporação conta atualmente com efetivo de 372 homens e mulheres.
A GCM tem ampliado os patrulhamentos preventivos com viaturas elétricas, motos, bicicletas e a pé. Constantemente são comprados novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas.
Vanguarda em tecnologia, inovou em 2018 e foi a primeira força de segurança do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China.
Em 2025, foram adquiridos mais 7 veículos, com a frota chegando a 30 carros elétricos.

Em média, são 180 doadores por dia e 3.500 transfusões por mês | Foto: PMSJC
Banco de Sangue
Conhecido como Banco de Sangue, o Serviço de Hemoterapia recebe, em média, 180 doadores por dia e realiza cerca de 3.500 transfusões por mês.
O hemocentro funciona na rua Antônio Saes, 425, na região central de São José, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo Whatsapp (12) 9-8136-0011.
“Hoje, menos de 1,8% da população doa sangue, um número insuficiente para atender à demanda por transfusões. Em um cenário de déficit, toda iniciativa faz diferença", disse Paulo Borges, responsável pelo setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue de São José.
"A mobilização dos formandos da GCM dá um exemplo importante e pode inspirar mais pessoas a doar”, completou.
Com a doação de sangue nesta quarta, os novos guardas civis municipais de São José, Ilhabela e Caçapava reforçam seu compromisso com a população de seus municípios. Servindo, protegendo e ajudando a salvar vidas.

Nesta terça (24), os alunos ouviram palestra sobre pessoas com deficiência | Foto: PMSJC
Serviço
Formatura dos novos GCMs
Data: Nesta sexta-feira (27)
Horário: 10h
Local: Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana
MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.