Prefeitura inicia atividades da Semana da Água em São José
Atualizado em 19/03/2026 - 12:53
Prefeitura inicia atividades da Semana da Água em São José
Alunos participam da soltura de peixes e plantio de mudas no lago do Jardim Santa Julia em edição anterior da Semana da Água - Foto: PMSJC

José Roberto Amaral
Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na próxima segunda-feira (16) as atividades da Semana da Água 2026, com uma programação voltada à educação ambiental, preservação dos recursos hídricos e mobilização da comunidade.

As ações acontecem em diferentes pontos da cidade e fazem parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Em 2026, São José dos Campos também celebra os 20 anos de implantação do Programa Revitalização de Nascentes (PRN), instituído pela Lei 10.108/20.

Ao longo dessas duas décadas, o programa tem promovido importantes resultados na recuperação e preservação de 38 nascentes em áreas urbanas, fruto da atuação conjunta do poder público e da sociedade civil.

Entre os avanços alcançados estão o aumento da cobertura arbórea, a proteção da água e da biodiversidade e o fortalecimento de ações de educação ambiental voltadas a estudantes e comunidades.

Atividades envolvem alunos e escolas para conscientização ambiental | Foto:PMSJC

Semana da Água

Instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992, a data busca ampliar a conscientização sobre a importância da água para a vida e sobre a necessidade de preservar rios, nascentes e mananciais. Em São José dos Campos, a semana especial reúne atividades educativas, plantios de espécies nativas e ações comunitárias.

A programação deste ano começa com dois dias de imersão do Programa Revitalização de Nascentes, realizados no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, reunindo estudantes de escolas municipais em atividades voltadas à preservação ambiental e ao cuidado com as nascentes.

No dia 22 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Água, moradores do bairro Chácaras Pousada do Vale participarão de uma caminhada seguida de plantio de espécies nativas em uma nascente da região.

Já no dia 24 de março, alunos da rede municipal e moradores farão o plantio de mudas às margens do lago do bairro Chácaras Pousada do Vale, na região leste. 

Serviço | Semana da Água 2026

16 de março (segunda-feira)

Atividade: Dia de Imersão do Programa Revitalização de Nascentes

Local: Cefe– Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Horário: 8h

 

17 de março (terça-feira)

Atividade: Dia de Imersão do Programa Revitalização de Nascentes

Local: Cefe – Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Horário: 8h

 

22 de março (domingo)

Atividade: caminhada e plantio de espécies nativas na nascente da rua Coronel Antônio Lepiani, bairro Chácaras Pousada do Vale, na região leste 

Local: ponto de encontro será na Capela São Francisco de Assis, na rua Maria Júlia Dias Veneziani, nº 425

Horário: 8h30

Público: moradores do bairro e membros da comunidade Capela São Francisco de Assis

Parceria: Comissão Socioambiental - Diocese de São José dos Campos

 

24 de março (terça-feira)

Atividade: plantio de espécies nativas às margens do lago do bairro Chácaras Pousada do Vale

Local: entre as ruas Arruda e Maria Júlia Dias Veneziani, às margens do lado da Pousada do Vale

Horário: 9 horas

Público: alunos da EMEFI Geraldo de Almeida e moradores do bairro Chácaras Pousada do Vale

Parceria: Ecomuseu dos Campos de São José e Secretaria de Educação e Cidadania


MAIS NOTÍCIAS
Urbanismo e Sustentabilidade

×