Ação fiscal impede 2 loteamentos irregulares na região norte
Atualizado em 27/05/2026 - 14:18
Ação contra loteamentos irregulares
Um dos parcelamentos bloqueados fica no bairro Taquari - Foto: PMSJC

Claudio Ferreira Ribeiro
Habitação e Regularização Fundiária

Uma incursão integrada por agentes da Prefeitura de São José dos Campos e Agência Ambiental do Vale do Paraíba coibiu dois loteamentos irregulares de alto padrão em área rural da região norte.

Localizados nos bairros São João e Taquari, ambos os empreendimentos não têm licenciamento nem projetos aprovados e estavam vendendo lotes de 20 mil metros quadrados, com publicidade nas redes sociais. A identificação da atividade ilegal foi possível por meio de imagens de drone, que haviam detectado movimentação de terra e supressão de vegetação nesses locais.

O proprietário foi autuado por parcelamento irregular de solo. Se as irregularidades não forem sanadas, haverá aplicação de multa no valor de R$ 90 mil para cada loteamento.

Desde 2017, são 24 loteamentos irregulares coibidos no município. Os mais recentes bloqueios foram em 4 empreendimentos, todos também em áreas rurais na região norte: um em abril – no Turvo – e 3 em agosto – 2 no Pau de Saia e 1 próximo da Cachoeira do Roncador (São Francisco Xavier).

Muito cuidado

  • Toda venda de imóveis, com a respectiva divulgação, só é permitida após a aprovação do parcelamento/loteamento
  • Antes de comprar um imóvel, procure saber se o bairro está no mapa de loteamentos
  • Em caso de dúvida, compareça pessoalmente ao Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, centro, 4º andar) ou entre em contato pelo telefone 3947-8202 ou a central 156 para obter informações
  • Verifique no cartório de registro de imóveis se o vendedor é realmente o proprietário ou se há alguma indisponibilidade sobre o bem

Conheça os cartórios


MAIS NOTÍCIAS
Habitação e Regularização Fundiária

×