Cirandas Formativas da Urban95 reforçam cuidados com crianças
Atualizado em 25/06/2026 - 13:07
Ciranda Formativa da Urban 95 no Cefe
Foram realizadas quatro Cirandas Formativas.; elas serão fundamentais no trabalho de elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Apoio Social ao Cidadão

Com colaboração da estagiária Maiara Assunção

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu, nesta quarta-feira (24), as Cirandas Formativas do Comitê da Primeira Infância Urban95 com o objetivo de ampliar a capacitação dos integrantes do grupo para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.

O último encontro foi realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, com o tema "Síntese e Plano de Ação" e comandado pela Secretaria de Educação e Cidadania.

Os representantes do poder público e da sociedade civil organizada no Comitê da Primeira Infância Urban95 receberam certificados pela participação nas quatro Cirandas Formativas.

O grupo tem como missão de reforçar as ações de apoio, proteção e garantia de direitos da rede integrada de secretarias municipais e parceiros da Prefeitura em prol das crianças de 0 a 6 anos. Saiba mais aqui.

"As Cirandas Formativas foram fundamentais para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância. Este trabalho conjunto das secretarias municipais, Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e Conselho Tutelar contribui para que nossas crianças sejam vistas e cuidadas", disse a diretora de Departamento de Educação Infantil de São José, Francilene Silvério.

O Comitê tem 28 membros do poder público e da sociedade civil organizada | Foto: PMSJC

Urban95

As Cirandas Formativas da Urban95 são um ciclo de capacitação intersetorial focado na primeira infância e destinado a gestores e técnicos municipais. 

Estimula representantes de diferentes secretarias municipais e parceiros da Prefeitura a trabalharem juntos para incluir as necessidades de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano e nas políticas públicas.

A iniciativa faz parte da Urban95, uma rede global da Fundação Van Leer que convida os gestores a olharem para a cidade a partir da perspectiva de uma criança com 3 anos de idade (ou 95 cm de altura). São José aderiu à Urban95 em 2021.


MAIS NOTÍCIAS
Apoio Social ao Cidadão

×