São José é destaque estadual em mobilidade cicloviária
Atualizado em 12/06/2026 - 16:38
II Encontro Cicloviário
A participação da Prefeitura no encontro reforça o protagonismo e a referência do município em mobilidade urbana - Foto: Divulgação

Paula Paz
Mobilidade Urbana

São José dos Campos foi reconhecida na última quarta-feira (10), como uma das 10 melhores cidades cicloviárias do Estado de São Paulo durante o II Encontro Cicloviário do Estado de São Paulo, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), 

O município recebeu a Medalha “Claudio Clarindo Amigo da Bicicleta” 2026, honraria concedida pela Federação Paulista de Ciclismo, pela Associação Brasileira de Ciclistas e pela Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária da ALESP.

A homenagem reconhece o compromisso da cidade com a mobilidade urbana sustentável, a segurança viária, a ampliação da infraestrutura cicloviária e o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e qualidade de vida.

Trânsito humano e seguro

Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana participaram do encontro, que reuniu prefeitos, secretários, diretores e técnicos de diferentes municípios paulistas para debater diretrizes e propostas voltadas ao fortalecimento da mobilidade ativa no Estado.

Durante o evento, foram discutidos temas como a conectividade segura entre rodovias e malhas urbanas, a expansão de infraestrutura cicloviária segregada, o cicloturismo de longa distância e a consolidação de políticas públicas voltadas a um trânsito mais humano, seguro e sustentável.

São José dos Campos conta atualmente com 299,89 quilômetros de malha cicloviária, formada por ciclovias, ciclofaixas e passeios compartilhados. A rede segue em expansão e integra diferentes regiões da cidade, contribuindo para deslocamentos mais seguros e sustentáveis.


MAIS NOTÍCIAS
Mobilidade Urbana

×