Patrulha Maria da Penha promove aulão de defesa pessoal sábado
Atualizado em 21/08/2026 - 14:07
Mulheres terão orientações e técnicas básicas para percepção de situações de risco e formas de reação
Patrulha já realizou aulas no Parque da Cidade, mas neste sábado (22), as mulheres terão orientações e técnicas básicas para percepção de situações de risco e formas de reação no Parque Vicentina Aranha, na região central - Foto: Divulgação

Celso Gomes
Proteção ao Cidadão

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos, realiza neste sábado (22) um aulão gratuito de defesa pessoal para mulheres.

A atividade será realizada a partir das 7h30, no Parque Vicentina Aranha, na região central da cidade.

A iniciativa faz parte da programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, e busca levar às participantes conhecimentos que podem contribuir para a prevenção e a proteção em situações de risco.

Turma de participantes do curso regular de defesa pessoal | Foto: Divulgação PMSJC

Defesa Pessoal

Durante o aulão, as mulheres terão contato com técnicas básicas de defesa pessoal, além de orientações sobre prevenção, percepção de situações de risco e formas de reação.

A atividade será conduzida por integrantes da Patrulha Maria da Penha, que vão compartilhar conhecimentos e técnicas de maneira prática e acessível, sem necessidade de experiência anterior.

Parque da Cidade também já recebeu aulão em anos anteriores | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Participação

O aulão é gratuito e aberto para mulheres com mais de 18 anos. Não é necessário ter experiência com artes marciais ou defesa pessoal para participar.

As interessadas devem comparecer ao Parque Vicentina Aranha e realizar a inscrição no próprio local. A recomendação é chegar com antecedência para o credenciamento.

Recomendações para as participantes:

  • Use tênis confortável
  • Prefira roupas leves ou específicas para treino, como top por baixo de camiseta fechada na frente e calça legging
  • Leve sua garrafinha de água para hidratação


Serviço

Data: sábado (22)
Horário: 7h30
Local: Parque Vicentina Aranha, Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana (na área aberta próxima ao bambuzal)
Não é necessário fazer inscrição prévia


MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão

×