Nei José Sant'Anna
Saúde
A 3ª SIPATMA Integrada (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente) será realizada entre os dias 13 e 17 de abril, reunindo colaboradores de diferentes unidades geridas pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
Sem necessidade de inscrição prévia, a programação é voltada aos profissionais que atuam no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, no Centro de Reabilitação Lucy Montoro, no SAMU e nas Unidades Básicas de Saúde da região leste de São José dos Campos, promovendo integração e troca de conhecimentos entre equipes de diferentes áreas.
Realizada anualmente conforme determina a NR-05, a SIPATMA é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). O objetivo é promover a conscientização sobre saúde, segurança no trabalho e meio ambiente de forma acessível e participativa.
Atividades interativas e muito mais
Ao longo da semana, os colaboradores poderão participar de palestras com profissionais de diversas áreas, abordando temas como saúde mental, alimentação saudável, atividade física, comunicação eficiente, primeiros socorros, sustentabilidade e gestão de resíduos.
A programação também inclui atividades interativas, como teatro educativo, gincana integrada e sorteio de brindes, criando um ambiente de aprendizado aliado à descontração — especialmente importante diante da rotina intensa dos serviços de saúde.

Evento abordará temas como saúde mental, alimentação, atividade física, entre outros | Foto: Divulgação
Valorização de quem cuida
Um dos focos da SIPATMA é o cuidado com os próprios profissionais. A iniciativa valoriza a importância do equilíbrio emocional, da qualidade de vida e da adoção de hábitos saudáveis, reconhecendo que o bem-estar das equipes impacta diretamente na assistência prestada à população.
Segundo a engenheira de segurança do trabalho do Hospital Municipal, Mayara Fucitalo, a proposta é ampliar o acesso dos colaboradores às atividades ao longo da semana.
“Sabemos que a rotina é puxada e nem sempre é possível liberar todos ao mesmo tempo. Por isso, a ideia é que haja uma divisão entre as equipes, permitindo que, ao longo da semana, todos tenham a oportunidade de participar de pelo menos uma atividade. É um momento importante de conscientização, mas também de integração e cuidado com quem cuida”, destacou.
A SIPATMA Integrada contribui diretamente para o fortalecimento da cultura de segurança nas unidades geridas pela SPDM, incentivando a prevenção de acidentes e a melhoria contínua dos processos de trabalho.
Ao reunir profissionais de diferentes serviços, o evento também promove integração, troca de experiências e o fortalecimento do trabalho em equipe.

SIPATMA contribui para o fortalecimento da cultura de segurança nas unidades | Foto: Divulgação
Programação – 3ª SIPATMA Integrada
Segunda-feira (13/04)
Terça-feira (14/04)
Quarta-feira (15/04)
Quinta-feira (16/04)
Sexta-feira (17/04)
Atividades presenciais no auditório do Hospital Municipal e do Centro de Reabilitação Lucy Montoro
Gincana integrada com inscrições ao longo da programação
Sorteio de brindes para os participantes
MAIS NOTÍCIAS
Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.