Vacina Rápida chega no Saúde na Mão com novidades
Atualizado em 31/10/2025 - 11:20
Dia D de vacinação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 18-10-2025
Funcionalidades agora estão disponíveis no aplicativo, além do site da Prefeitura - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Saúde

As funcionalidades do serviço digital Vacina Rápida, que torna a imunização mais simples, prática e acessível para os moradores, também estão disponíveis no aplicativo Saúde na Mão, da Prefeitura de São José dos Campos.

Além da nova possibilidade de acesso, a plataforma agora mostra o tempo médio de espera em todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e 5 Unidades Avançadas do Município, e não apenas nas 20 mais rápidas.

As informações são atualizadas a cada 10 minutos. O sistema traz um ranking das unidades com menor tempo de espera, organizadas por ordem de agilidade no atendimento.

É possível navegar entre elas utilizando os botões “Próximo” e “Anterior” abaixo do gráfico. Quando o tempo aparece zerado, significa que não há fila no momento para vacinação naquela unidade.

Os usuários também podem verificar o estoque de vacinas em cada unidade. Basta selecionar “Consulta de Vacinas” no menu superior da plataforma, preencher CPF e data de nascimento. O sistema localiza automaticamente o CRA (Cadastro de Regulação Ambulatorial) e a UBS de referência do munícipe e exibe as vacinas disponíveis no local.

Também é possível filtrar por imunizante e por posto de saúde, já que a vacinação pode ser feita em qualquer UBS da cidade, não apenas na unidade vinculada. Dessa forma, cada joseense pode escolher a UBS mais conveniente, considerando a disponibilidade da vacina, tempo de espera, proximidade ou deslocamento.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de São José dos Campos com a inovação, promovendo uma saúde pública cada vez mais eficiente e centrada nas necessidades da população.

É importante reforçar que as vacinas aplicadas pela Prefeitura são enviadas pelos governos Estadual e Federal. A aquisição e distribuição dos imunizantes são de responsabilidade do Governo Federal, que envia ao Estado, e este repassa aos municípios.

No site oficial da Prefeitura, há informações sobre o calendário de vacinação, esquemas vacinais, público-alvo de cada imunizante e orientações para grupos prioritários.

Saúde na Mão

Disponível para dispositivos iOS e Android, o aplicativo Saúde na Mão permite pesquisar as informações sobre atendimentos agendados e realizados e cancelar consultas quando não puder comparecer.

Após se cadastrar com os dados pessoais, é possível visualizar os resultados dos exames e baixar o resultado em PDF, o paciente consegue verificar se o medicamento fornecido pela Prefeitura ou pelo Estado já está disponível ou se a UBS mais perto de casa tem o remédio receitado.

Com o Saúde na Mão, também é possível verificar todas as vacinas que a pessoa já tenha tomado.

O usuário consegue ainda atualizar o contato telefônico ou reativar o cadastro, caso esteja bloqueado. Caso o usuário não consiga se cadastrar, é preciso ir à unidade de saúde mais próxima.


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×