Clima de festa e emoção marca 10ª Mostra de Vídeos Ambientais
Atualizado em 01/12/2025 - 17:27
10ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa de Revitalização de Nascentes. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 01-12-2025
Alunos e professores da Escola Mariana Teixeira comemoram o 1º lugar no júri formado pelos estudantes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Urbanismo e Sustentabilidade

Em clima de festa, emoção e muita torcida, 600 alunos de 20 escolas municipais de Ensino Fundamental e 50 educadores — entre professores, coordenadores e equipes gestoras — participaram, nesta segunda-feira (1), da 10ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa de Revitalização de Nascentes.

O auditório do PIT (Parque de Inovação Tecnológica) ficou cheio de energia contagiante durante a apresentação dos trabalhos. A cada vídeo exibido, não faltaram aplausos calorosos, sorrisos, lágrimas e torcidas entusiasmadas das escolas, que vibravam com o resultado de meses de dedicação.

Durante a cerimônia, além da exibição das produções audiovisuais, foram entregues os troféus aos destaques da edição, celebrando o esforço e o envolvimento dos estudantes.

O tema deste ano, “Paraíba Vivo: Cada Gota Conta”, reforçou a importância da preservação dos recursos hídricos diante dos desafios climáticos atuais — mensagem que ganhou ainda mais força nas mãos dos jovens autores.

Ao longo do ano, as unidades participaram de diversas ações educativas, como formação de professores em educação ambiental e educomunicação, visitas às nascentes e ao Parque da Cidade, além de atividades pedagógicas que aproximaram os alunos da temática ambiental.

Todo esse trabalho coletivo, vivido com entusiasmo pelas escolas, culminou nas criações emocionantes apresentadas na Mostra.

Troféus foram distribuídos para as 20 escolas participantes / Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Resultados da 10ª Mostra de vídeos ambientais

Júri formado pelos professores:

  • EMEFI Prof. Álvaro Gonçalves - Protagonismo
  • EMEFI Profa. Arlete Eloiza Ferreira Teixeira - Protagonismo
  • EMEFI Profa. Antônio Palma Sobrinho - Originalidade
  • EMEFI Profa. Dosulina C. Chaves de Andrade - Originalidade
  • EMEFI Profa. Elizabete de Paula Honorato - Trabalho de Pesquisa
  • EMEFI Prof. Geraldo de Almeida - Protagonismo
  • EMEFI Profa. Leonor Pereira Nunes Galvão - Trabalho de Pesquisa
  • EMEFI Profa. Luiza Maria Cavalcanti Guratti - Trilha Sonora
  • EMEFI Profa. Maria Amélia Wakamatsu - Originalidade
  • EMEFI Profa. Martha Abib Castanho - Protagonismo
  • EMEFI Profa. Mariana Teixeira Cornélio - Qualidade Técnica
  • EMEFI Profa. Mercedes Carnevalli Klein - Protagonismo
  • EMEFI Profa. Mercedes Rachid Edwards - Protagonismo
  • EMEFI Profa. Norma de Conti Simão - Originalidade
  • EMEFI Profa. Rosa Tomita - Trabalho de Pesquisa
  • EMEFI Profa. Sônia Maria Pereira da Silva - Trilha Sonora
  • EMEFI Profa. Terezinha Araújo - Protagonismo
  • EMEFI Profa. Vera Babo de Oliveira - Protagonismo
  • EMEFI Profa. Vera Lúcia Carnevalli Barreto - Trabalho de Pesquisa
  • EMEFI Prof. Waldemar Ramos - Trilha Sonora

Júri Técnico

  • Troféu Atendimento à temática proposta - EMEFI Profa. Martha Abib Castanho
  • Troféu Narrativa Audiovisual Harmônica e Coesa - EMEFI Prof. Waldemar Ramos 
  • Troféu Originalidade - EMEFI Profa. Martha Abib Castanho
  • Troféu Qualidade Técnica - EMEFI Profa. Mariana Teixeira Cornélio
  • Troféu Trabalho de Pesquisa - EMEFI Profa. Elizabete de Paula Honorato 
  • Troféu Trilha Sonora - EMEFI Profa. Mariana Teixeira Cornélio
  • Troféu Protagonismo - EMEFI Prof. Waldemar Ramos 
  • Troféu Potencial de Engajamento nas Redes - EMEFI Profa. Mariana Teixeira Cornélio

Júri formado pelos estudantes das escolas do programa

  • Troféu Vídeo Destaque 3º lugar - EMEFI Profa. Antônio Palma Sobrinho
  • Troféu Vídeo Destaque 2º lugar - EMEFI Profa. Martha Abib Castanho
  • Troféu Vídeo Destaque 1º lugar - EMEFI Profa. Mariana Teixeira Cornélio

Confira os vídeos exibidos na mostra neste link.

Mais de 600 alunos e corpo docente acompanharam o evento no auditório do PIT / Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Revitalização de Nascentes

Desde 2006, São José dos Campos desenvolve ações de revitalização de nascentes em áreas públicas urbanas, com foco na revegetação das Áreas de Preservação Permanentes e na melhoria das condições da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Além de proteger os recursos hídricos, o programa contribui para a melhoria da paisagem, do microclima urbano e para a ampliação de habitats da fauna silvestre.

As ações são complementadas por atividades de educação ambiental com escolas próximas às nascentes, como plantio de mudas, coleta e análise da água para monitoramento da qualidade, atividades formativas para professores e produção audiovisual pelos estudantes, registrando todo o trabalho realizado.


MAIS NOTÍCIAS
Urbanismo e Sustentabilidade

×