José Roberto Amaral
Urbanismo e Sustentabilidade
Em clima de festa, emoção e muita torcida, 600 alunos de 20 escolas municipais de Ensino Fundamental e 50 educadores — entre professores, coordenadores e equipes gestoras — participaram, nesta segunda-feira (1), da 10ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa de Revitalização de Nascentes.
O auditório do PIT (Parque de Inovação Tecnológica) ficou cheio de energia contagiante durante a apresentação dos trabalhos. A cada vídeo exibido, não faltaram aplausos calorosos, sorrisos, lágrimas e torcidas entusiasmadas das escolas, que vibravam com o resultado de meses de dedicação.
Durante a cerimônia, além da exibição das produções audiovisuais, foram entregues os troféus aos destaques da edição, celebrando o esforço e o envolvimento dos estudantes.
O tema deste ano, “Paraíba Vivo: Cada Gota Conta”, reforçou a importância da preservação dos recursos hídricos diante dos desafios climáticos atuais — mensagem que ganhou ainda mais força nas mãos dos jovens autores.
Ao longo do ano, as unidades participaram de diversas ações educativas, como formação de professores em educação ambiental e educomunicação, visitas às nascentes e ao Parque da Cidade, além de atividades pedagógicas que aproximaram os alunos da temática ambiental.
Todo esse trabalho coletivo, vivido com entusiasmo pelas escolas, culminou nas criações emocionantes apresentadas na Mostra.

Troféus foram distribuídos para as 20 escolas participantes / Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Resultados da 10ª Mostra de vídeos ambientais
Júri formado pelos professores:
Júri Técnico
Júri formado pelos estudantes das escolas do programa
Confira os vídeos exibidos na mostra neste link.

Mais de 600 alunos e corpo docente acompanharam o evento no auditório do PIT / Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Revitalização de Nascentes
Desde 2006, São José dos Campos desenvolve ações de revitalização de nascentes em áreas públicas urbanas, com foco na revegetação das Áreas de Preservação Permanentes e na melhoria das condições da Bacia do Rio Paraíba do Sul.
Além de proteger os recursos hídricos, o programa contribui para a melhoria da paisagem, do microclima urbano e para a ampliação de habitats da fauna silvestre.
As ações são complementadas por atividades de educação ambiental com escolas próximas às nascentes, como plantio de mudas, coleta e análise da água para monitoramento da qualidade, atividades formativas para professores e produção audiovisual pelos estudantes, registrando todo o trabalho realizado.
MAIS NOTÍCIAS
Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.