Consulta pública do Mercadão fica disponível até 22 de abril
Atualizado em 30/03/2023 - 15:02
Mercadão 100 anos
O prédio é tombado para a preservação da memória, o que garante a manutenção de seu caráter histórico-arquitetônico - Foto: Adenir Britto/PMSJC

João Paulo Sardinha
Gabinete

A Prefeitura de São José dos Campos recebe, até o próximo dia 22 de abril, sugestões da população para o futuro do Mercado Municipal, o mais tradicional centro de compras da cidade, que recentemente completou 100 anos.

A consulta pública, disponível no site da Prefeitura, permite que todas as pessoas interessadas encaminhem propostas para o futuro edital de concessão do Mercado. O espaço, que é patrimônio cultural do município, necessita de obras de modernização e melhorias.

O canal de comunicação aberto pela Prefeitura garante aos comerciantes e à população em geral participação no processo de construção do edital.

Diferentemente da privatização, a proposta do contrato de concessão, por 25 anos, prevê uma operação qualificada no local, reforma obrigatória, manutenção constante e melhoria na publicidade. O grupo vencedor deverá investir em amplas reformas e restauração do espaço.

O prédio é tombado para a preservação da memória, o que garante a manutenção de seu caráter histórico-arquitetônico.

A consulta pública ficará disponível até 22 de abril. O objetivo é recolher sugestões da sociedade para o futuro do Mercado.

As sugestões e opiniões poderão ser formalizadas pelo e-mail mercadomunicipal@sjc.sp.gov.br ou por meio do site da Prefeitura.

Melhorias

Com a concessão e as reformas necessárias, haverá naturalmente aumento da frequência de consumidores, valorização da região central da cidade, além condições adequadas de higiene e segurança no Mercado.

Isso porque o contrato prevê solução para as necessidades mais urgentes, como reforma do telhado e instalações elétricas, melhorias das instalações hidrossanitárias, regularização do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e troca de lâmpadas convencionais por luminárias de LED.

O modelo de concessão segue exemplos de sucesso, como o Mercado de São Paulo ou o Mercado de Santo Amaro, também na capital paulista.