Conselho de Mobilidade Urbana elege integrantes nesta quarta
20/03/2023 18:27
Membros do Comob conhecem novo trajeto da Linha Verde. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 14-12-2022
Uma das funções do Comob é avaliar o sistema de transporte público; conselheiros conheceram a Linha Verde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (22), das 10h às 20h, no auditório do Centro da Juventude, na região sul, a eleição dos representantes da comunidade para o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana para o biênio 2023 a 2025. A assembleia de apuração dos votos acontecerá na sequência.

Todos os munícipes com mais de 16 anos podem votar. Os interessados deverão levar um documento oficial com foto e título de eleitor (e-Título).

Dezessete candidatos se inscreveram, foram homologados e estão aptos à eleição para as duas vagas destinadas aos usuários do transporte público. Os inscritos devem ser usuários do transporte público e comprovar domicílio em São José dos Campos.

Também na quarta acontecerá o processo de escolha do representante da sociedade civil organizada formuladora de políticas públicas, que teve quatro inscritos, indicado por entidades e organizações para outras duas cadeiras, além de um inscrito na categoria que representa os ciclistas. Confira a relação dos candidatos homologados no site da Prefeitura.

Formado por 19 membros, o Comob possui dez membros indicados pelo poder público e quatro indicados por prestadores de serviço, além de outros cinco da sociedade civil, os quais são aprovados por eleição. O conselho consultivo tem por objetivo discutir, estabelecer normas e fiscalizar as ações relacionadas à mobilidade urbana no município.

Quem pode votar

Poderão votar todas as pessoas com domicílio em São José que tenham idade mínima de 16 anos completos. O eleitor adulto deverá apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor. Caso o título de eleitor não seja do município, o eleitor deverá apresentar comprovante de residência no município com no máximo 120 (cento e vinte) dias a contar de sua emissão.

Cada eleitor terá direito a: 2 (dois) votos para representantes das entidades ligadas à formação de políticas públicas; 2 (dois) votos para representantes dos usuários do Transporte Público Coletivo e 1 (um) voto para o representante dos ciclistas. Será entregue aos eleitores uma cédula única, na qual constará o nome dos candidatos, conforme lista prevista e publicada no site da Prefeitura.

Eleição do Conselho Municipal de Mobilidade (Comob)
Data e horário: quarta-feira, dia 22 de março, das 10h às 20h
Local – Auditório do Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América