Mercadão completa 100 anos com projeto de modernização
Atualizado em 08/03/2023 - 11:25
Mercadão 100 anos
A festa deste sábado, a partir das 9h30, no próprio Mercadão, terá muita música, lazer e o lançamento de uma proposta moderna para o futuro deste importante patrimônio - Foto: Adenir Britto/PMSJC

João Paulo Sardinha
Gabinete

O Mercado Municipal de São José dos Campos, mais tradicional centro de compras da cidade, entra no ano de seu centenário com bons motivos para celebrar.

E a festa tem data marcada para acontecer: no próximo sábado (11). O evento, a partir das 9h30, no próprio Mercadão, terá muita música, lazer e o lançamento de uma proposta moderna para o futuro deste importante patrimônio.

Variedade

No coração da região central, esse patrimônio histórico é ideal para curtir momentos agradáveis com a família ou com amigos. Seja nos restaurantes, nas bancas de hortigranjeiros ou nas lojinhas.

Além do delicioso pastel com caldo de cana, no Mercado Municipal é possível encontrar bebidas, queijos, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados e carnes. E, aos sábados, ainda tem música.

O prédio tem 3.198 metros quadrados, é tombado como patrimônio histórico, com núcleos originais da fachada.

História

A construção do atual prédio do Mercadão foi concluída em 1923, a partir da edificação original de 1896 e que ocupava um terço da área atual.

O restante era ocupado pelo Largo D’Aparecida, onde havia um chafariz e um bebedouro público, onde os tropeiros paravam para dar água a seus animais, comprar e vender produtos e agradecer à “Virgem” pela viagem.