Centro Cultural Clemente Gomes recebe 1º piquenique literário
30/05/2023 19:07
Piquenique literário
Os 'Piqueniques Literários em Tapetes Voadores' são performances teatrais e musicais para crianças na primeira infância e seus familiares - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Nesse final de semana, começa a temporada de piqueniques literários para crianças. O projeto "Piqueniques Literários em Tapetes Voadores” é uma iniciativa do Ler é uma Viagem, que será realizado no Centro Cultural Clemente Gomes, com os apoios da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e viabilizado pela LIF (Lei de Incentivo Fiscal). Confira a programação abaixo.

Os “Piqueniques Literários em Tapetes Voadores” são performances teatrais e musicais para crianças na primeira infância e seus familiares, em praças e jardins públicos de diversas cidades brasileiras. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento pleno das crianças em seus primeiros anos de vida, por meio da literatura e do compartilhamento de histórias. Eles também fortalecem as redes de apoio à infância e promovem desenvolvimento local, pois envolvem a comunidade na preparação dos eventos e na defesa dos direitos das crianças.

Os piqueniques contam com leitura e contação de histórias, livros em árvores e tapetes, teatro e música ao vivo, artesanato, jogos e brincadeiras e troca de livros. No final de semana de cada piquenique, a equipe do Leu é uma Viagem faz uma “Formação em Mediação de Leitura”. É tudo gratuito e presencial, preferencialmente para artistas, artesãos, educadores, bibliotecários, cuidadores e familiares de crianças.

O objetivo da formação é preparar a comunidade para realizar outros piqueniques literários após a passagem do projeto pela cidade, além de oferecer conhecimento sobre leitura na primeira infância. Para participar é preciso se inscrever pelo site.

Os piqueniques contam ainda com recursos de acessibilidade, como intérpretes de libras, e consultoria ambiental com certificação "Carbon Free", o que garante a realização de eventos sustentáveis e acessíveis.

Patrocinados pela CTG Brasil, Eaton Brasil e Cabot, com incentivo da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, os piqueniques são realizados gratuitamente pelos artistas do “Ler é uma Viagem”, em parceria com a comunidade, e promovem encontros afetivos e inspiradores em torno do livro, da literatura e do mundo das narrativas orais.

Programação

Sexta (2), das 18h às 21h

Oficina de Capacitação

 

Sábado (3)

9h às 12h | Oficina de Capacitação

16h às 18h | Piquenique Literário

 

Centro Cultural Clemente Gomes

Av. Olivo Gomes, 100 - Santana


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×