Coleta seletiva é exemplo em Dia Nacional da Reciclagem
05/06/2023 17:04
Coleta Seletiva. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 25-03-2020
Coleta seletiva abrange 100% da área urbana da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

No Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem, comemorado nesta segunda-feira (5), São José dos Campos completa 33 de implantação da coleta seletiva na cidade.

O serviço atinge 100% da área urbana com recolhimento porta a porta, além do distrito de São Francisco Xavier.

A Urbam (Urbanizadora Municipal) recolhe na coleta seletiva mais de 1.000 toneladas ao mês. O serviço é orgulho para os moradores.

O serviço de coleta de lixo (que inclui também a coleta comum e de outros resíduos) é tido como positivo pela pesquisa Indsat referente ao primeiro trimestre deste ano e considerado o segundo melhor atendimento do município.

São José dos Campos produz menos resíduos per capta em relação à maioria das cidades no país. A média nacional é de 1 kg de lixo por habitante. O volume per capta é de menos de 0,80 kg/dia.

As cooperativas de reciclagem foram inseridas na triagem dos materiais desde 2017. A inclusão social gera renda para mais de 100 famílias.

Educação ambiental

A conscientização dos moradores é fundamental para manter o bom funcionamento do serviço. Neste sentido, a Urbam realiza orientação em diversas frentes, desde porta a porta, palestras e as visitas ao Centro de Educação Ambiental, que agregaram um novo Museu Interativo do Lixo e a Recicloteca e complementam as demais atividades do Programa Lixo Tour. Os programas de educação ambiental “Meu Condomínio Recicla” e “Nós Fazemos a Nossa Parte” também integram as ações educativas.