Praças históricas da região central serão revitalizadas
02/06/2023 10:27
Urbaniza Centro - Praças
Praça Afonso Pena, na região central de São José dos Campos, vai ser reformada pela Prefeitura - Foto: Adenir Britto/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Governança

Três praças do centro de São José dos Campos, de valor histórico significativo para a cidade, serão totalmente revitalizadas pela Prefeitura a partir do segundo semestre deste ano.

A reestruturação das praças Afonso Pena, Cônego Lima e Olímpio Catão, em processo de licitação, integra o Urbaniza Centro, projeto para revitalização da região central da cidade.

Revitalização da rua 15 de Novembro, Circuito Cultural Central, concessão do Mercado Municipal e programa de parklets são outras ações realizadas pela Prefeitura e que constam no Plano de Gestão 2021-2024.

Praças

As obras de revitalização das três praças incluem infraestrutura completa, com novos pisos, vidros, instalações hidráulicas, pintura, paisagismo e limpeza geral.

O prazo de conclusão é de seis meses após o início das obras pela empresa que vencer a licitação.

Melhorias. Praça Cônego Lima está no pacote de revitalização. Foto: Adenir Britto / PMSJC

15 de Novembro

Em maio, a Prefeitura de São José concluiu a retirada dos postes de concreto da rua 15 de novembro, que está sendo totalmente revitalizada.

As calçadas foram ampliadas para melhorar a locomoção dos pedestres, assegurando mais acessibilidade e segurança para todos que utilizam a região.

Também em maio, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza a criação do Programa de Parklets na cidade.

A Prefeitura concederá permissão de uso das vias públicas para utilização dos comerciantes. Eles poderão expandir suas áreas de atendimento ao público com a possibilidade de colocação de mesas, cadeiras, bancos e até exploração de publicidade em uma estrutura de metal e madeira. O padrão já foi definido pela Prefeitura.

O estabelecimento comercial poderá utilizar o espaço de até duas vagas de estacionamento em frente a seu comércio (até 11 metros).

Cultura

O Circuito Cultural Central, já em funcionamento, oferece atividades culturais e artísticas contínuas no Teatro Municipal, Cine Teatro Benedito Alves da Silva, Museu Municipal, Pátio do Museu (novo local cultural), Museu de Arte Sacra, Largo da Igreja São Benedito, Praça Cônego Lima, Selfie Point do Banhado e Deck da Anchieta.

E o Mercadão, patrimônio histórico de São José, promete ficar ainda mais atrativo com o projeto de concessão. Com todos esses projetos, o centro vai ficar ainda melhor!