Árvores derrubadas pela chuva viram bancos, adubo ou mourões
02/06/2023 16:22
Prefeitura faz reaproveita madeira
Árvores que caíram ou foram retiradas por força da natureza, por exemplo, transformam-se em bancos e mesas rústicas - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos aposta em uma prática sustentável para tornar os espaços públicos da cidade ainda mais agradáveis para as pessoas. Árvores que caíram ou foram retiradas por força da natureza, por exemplo, transformam-se em bancos e mesas rústicas em unidades da Prefeitura. Galhos viram adubo para os jardins da cidade.

Ações de reaproveitamento e compartilhamento de materiais são práticas recorrentes no município.  A Prefeitura, responsável também pelo serviço de poda e da retirada de troncos e galhos de árvores, possui local para o recebimento desse material.

Prática sustentável

A reutilização do material recolhido, dependendo da madeira, transforma-se em mourões, usados para sustentação de cercas.

Para se ter ideia do tamanho das toras, algumas madeiras usadas para a confecção de bancos chegam a ter mais de um metro de tronco. Geralmente, são de árvores antigas e de grande porte. Já as tábuas podem chegar a 2 metros comprimento.

Os galhos menores, resultados das podas e galhadas das árvores, seguem para a trituração, resultando no cavaco. O resultado do processo é um adubo orgânico de qualidade, que está sendo utilizado como forração nos canteiros, já que retém a umidade e evita proliferação de ervas daninhas. A própria decomposição beneficia a planta.

Além de ecológico, o uso do produto triturado faz com que a administração economize em insumos para manter os jardins sadios e floridos na cidade.