Prazo para alistamento militar obrigatório vai até 30 de junho
16/01/2023 17:08
Tiro de Guerra - Formatura de Novos Atiradores. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 16-03-2018
Tiro de Guerra - Formatura de Novos Atiradores. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 16-03-2018 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

O ano começou e com isso teve início também o período do alistamento militar obrigatório para os jovens de São José dos Campos. A expectativa é que aproximadamente 14 mil jovens, do sexo masculino, nascidos em 2005, ou seja, que completam 18 anos até o final de 2023 façam o alistamento de forma on-line ou presencial.

Para o alistamento via formulário eletrônico pelo site do Exército Brasileiro o prazo é até o dia 30 de maio de 2023. Já aqueles que optarem pelo alistamento presencial tem até o dia 30 de junho para comparecer à Junta Militar de São José dos Campos (Rua Saigiro Nakamura, 500, na Vila Industrial – na região leste), das 9h às 15h.

É necessário levar certidão de nascimento, RG, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. Se for o caso, é preciso portar certificado de naturalização, certificado de alistamento militar de fora do país ou da marinha, caso já tenha se alistado em outro lugar.

Vale lembrar que o serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano.

O jovem que não fizer o alistamento paga multa e pode perder diversos benefícios e acesso a serviços, como não poder ingressar como funcionário em instituições ou empresas, ficar impedido de obter ou renovar seu passaporte e não poder se inscrever em concursos públicos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×