Emoção marca entrega da unidade Putim da Fundhas
Atualizado em 08/02/2023 - 15:52
Unidade da Fundhas Edna Tralli no bairro do Putim
Na volta às atividades, os alunos estão animados com as novidades da nova unidade Putim da Fundhas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Fundhas

Alunos, professores e a comunidade da região sudeste aprovaram a unidade Putim da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) totalmente reformada e modernizada, que foi entregue pela Prefeitura de São José dos Campos nesta segunda-feira (6) para o início das atividades, em 2023, de 267 estudantes de 6 a 14 anos.

"Nossa unidade está muito linda. Ficou mais encorpada. Gostei demais. Um lugar tão lindo vai nos dar ainda mais ânimo para estudar", disse Wilkley Gabriel Félix de Farias, que tem 13 anos e realiza atividades no local desde o ano passado.

A gestora Andréia Maria Machado também está feliz e animada.

“Educamos pelo exemplo. Uma unidade tão bacana como ficou a nossa estimulará os alunos e teremos uma educação cada dia melhor. É muito bom iniciar o ano com nossa unidade reformada e modernizada”.

A manutenção e ampliação do atendimento a crianças, adolescentes e jovens na Fundhas integra o Plano de Gestão 2021-2024.


Familiares de Edna Tralli ficaram felizes com a homenagem. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Homenagem

A cerimônia de entrega da unidade Putim, que reuniu cerca de 150 pessoas, foi marcada pela emoção.

O núcleo educacional passou a ser denominado Edna Lúcia de Souza Tralli, em homenagem à ex-diretora da Fundhas que morreu em abril de 2022, aos 57 anos, e deixou um legado de ações, melhorias e conquistas nas áreas de saúde, educação e social. 

Entre as funções que exerceu na administração pública de São José, ela foi secretária de Apoio Social ao Cidadão, de 2017 a 2020.

Os pais de Edna estiveram presentes, juntamente com o marido, os três filhos, uma irmã e um sobrinho.


Funcionários que deixaram a unidade ainda mais bonita. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Legado

A família da ex-diretora da Fundhas foi homenageada durante a solenidade.

Os pais dela ganharam pinturas, representando árvores em que as copas foram formadas com as digitais das autoridades e do público presentes ao evento.

“Estamos muito emocionados e felizes com esta homenagem. Minha mãe doou sua vida por São José. Uma unidade tão bonita para as crianças é um grande reconhecimento a tudo que ela fez”, afirmou Luíza Tralli, filha de Edna que tem 30 anos.

“É um momento especial. Ter uma unidade da Fundhas nova e moderna como esta com o nome da Edna significa que ela continua entre nós. Seu legado está vivo”, disse o pai de Edna, o aposentado Artur de Souza, que tem 84 anos.


Contação de histórias foi uma das atrações. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Modernidades

Entre as novidades da unidade Putim totalmente reformada e modernizada, estão as telhas termoácusticas, que reduzem em até 10 graus a temperatura ambiente.

É uma inovação que já foi adotada em outras unidades da Fundhas para garantir mais conforto térmico e acústico para os alunos, que com o novo sistema ganharão um pátio coberto para a realização de atividades.

As salas ganharam nova identidade visual, com destaque para a Sala Google, com acesso à internet, chrome books e aplicativos que favorecem a aprendizagem e o estudo dos alunos; a Sala Lions Quest, em parceria com o Lions), e a Sala Cultura Maker, que favorece o aprendizado de maneira participativa, coletiva, tecnológica, divertida e sustentável.


Alunos no refeitório: atividades no contraturno da escola. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Confira vídeo

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×