Defesa Civil de São José fez mais de 3 mil atendimentos em 2022
01/02/2023 14:33
Defesa Civil de São José dos Campos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 31-01-2023
Equipe atua em ações de prevenção, situações de socorro de vítimas de alagamentos e atendimentos assistenciais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

No Dia Nacional da Defesa Civil, celebrado nesta quarta-feira (1), o órgão divulgou um balanço das ocorrências atendidas ao longo de 2022 em São José dos Campos. Foram 3.003 relacionadas a ações de prevenção em escolas e feiras livres, situações de socorro de vítimas de alagamentos e atendimentos assistenciais. O número representa uma queda de aproximadamente 10% em relação ao ano de 2021, quando foram registradas 3.345 ocorrências.

Nesta semana, o órgão intensificou o monitoramento em áreas que são mais vulneráveis ao acúmulo de chuva na cidade, em razão da previsão meteorológica indicar que vai continuar chovendo ao longo da semana. Com o solo encharcado, é preciso redobrar a atenção ao menor indício de movimentação de terra e acionar a Defesa Civil nos casos de suspeita de deslizamento.

Diariamente, a Defesa Civil verifica os pluviômetros instalados na região norte (Buquirinha, Chácara Boa Vista, Freitas, Vila Paiva, Jardim Santa Matilde, Vila Cândida e Altos de Santana), região sul (Rio Comprido), sudeste (Residencial Flamboyant e São Leopoldo) e leste (Jardim Jussara e Jardim Paulista).

Com eles é possível medir os milímetros de chuva do dia e o que fica acumulado em 72 horas, para orientar o trabalho de prevenção nas encostas e barrancos.

Além disso, todas as tecnologias do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) são compartilhadas com as equipes da Defesa Civil para oferecer cada vez mais qualidade nos atendimentos em todas as regiões de São José dos Campos.

Vale lembrar que a Defesa Civil funciona 24 horas e pode ser acionada pelo telefone 190. Também é possível receber alertas de emergência enviando o CEP da sua rua para o telefone 40.199 por SMS.

O órgão também disponibiliza cartilhas eletrônicas (Zé Garoa e Dona Brasa) com dicas de prevenção para os casos de tempestades com raios, enchentes (o que fazer antes, durante e depois) e como evitar deslizamentos e também dicas para evitar queimadas e incêndios no período de estiagem.

Estrutura

Atualmente a Defesa Civil de São José dos Campos conta 19 agentes (entre engenheiros e equipes operacionais), 140 voluntários capacitados e ativos, 6 veículos (sendo duas picapes com tração 4 x 4 e um caminhão auto-bomba para atendimento a ocorrências de queimadas), 2 botes motorizados, kits de combate a incêndio, bombas de sucção de água, geradores de energia e holofotes, entre outros equipamentos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×