Mocumentário aborda a arte circense em forma de paródia
Atualizado em 30/09/2022 - 14:10
GRAN CIRCUS BRASILIS
O pseudodocumentário conta a história do maior circo de todos os tempos - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Mais de 40 artistas do projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, integram o mocumentário Gran Circus Brasilis – O Maior Circo da Terra, que será exibido no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005, Santana), de 4 a 7 de outubro, com sessões às 19h30. A entrada é gratuita, e não há necessidade de retirada antecipada de ingresso.

O elenco reúne artistas circenses, músicos, cosplayers e artistas de rua. A série tem roteiro e direção de Carlos Rosa e foi produzida pela própria instituição.

Dividido em quatro capítulos, a obra narra a trajetória do maior circo de todos os tempos, desde a inauguração, no final da década de 40, até um tempo e espaço indefinido, muito além do que se pode imaginar.

A história é contada do ponto de vista de seres que se deslumbram com a magia da arte circense, depois de encontrarem uma cápsula espacial contendo materiais do circo e um documentário sobre ele. Ao assisti-lo, decidem seguir novos caminhos.

Definição

Segundo a Academia Brasileira de Letras, mocumentário é um filme, vídeo ou série de TV ficcionais, mas que se apresentam como um documentário real, ao seguir o estilo típico desse gênero, geralmente com o objetivo de entreter, divertir ou iludir o espectador, convencendo-o da veracidade dos eventos representados na tela, um pseudodocumentário.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×